Alagoas redesenha seu mapa turístico



Alagoas foi o primeiro dos 26 estados a apresentar um plano de desenvolvimento turístico alinhado ao Ministério do Turismo (Mtur), depois do lançamento das Diretrizes do Programa de Regionalização do Mtur, em maio de 2013. 

A principal meta de Alagoas é aumentar o fluxo de turistas em 20% e, para isso, o estado tem investido fortemente nas regiões com vocação histórica, como os Caminhos do São Francisco, e a região dos Quilombos, que reconta a histórica do Quilombo dos Palmares.  As praias continuam sendo o destaque do estado, como a região Metropolitana, que inclui a capital Maceió, e duas regiões que priorizam as belezas naturais, como o litoral norte de Alagoas, a região Lagoas e Mares do Sul, e a região Costa dos Corais, que possui a segunda maior barreira de corais do mundo.

O último dado de turistas do MTur mostra que o estado recebeu 2,4 milhões de turistas no ano da pesquisa, em 2011. A capital, Maceió, é o terceiro destino mais procurado pela terceira idade. Os principais emissores de turistas para Alagoas são o próprio estado (28%), Pernambuco (20%) e São Paulo (14%).

Turismo local

Nos últimos anos já foram investidos mais de R$ 9 milhões para a promoção do turismo no estado de Alagoas e na melhoria da infraestrutura de diversas cidades como Piaçabuçu, Pão de Açúcar, Penedo, Piranhas e Delmiro Gouveia.

O Rio São Francisco, uma das principais atrações da região, tem 240 quilômetros de extensão e corta cidades históricas como Piranhas e Delmiro Gouveia. O rio atravessa serras e cânions, e margeia cidades com atrações culturais, náuticas e religiosas.  

A cidade de Piranhas conta com diversas áreas arqueológicas e preserva seu patrimônio histórico de estilo barroco dos séculos 18 e 19. Já Delmiro Gouveia tem museu que concentra a história da vida sertaneja alagoana, além das praias e belezas naturais.


Mapa turístico

O Programa de Regionalização do Mtur  é uma estratégia para, além de destacar ainda mais o Brasil como destino turístico, orientar a atuação de políticas e investimentos do MTur pelo País.  Os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal deverão redesenhar seus mapas turísticos. Uma prévia do novo mapa mostra que ele já tem 3.635 municípios cadastrados e 276 regiões turísticas. O novo mapa trará regiões consagradas pelo turismo e apostas de roteiros. 

Assim que os novos mapas estiverem concluídos, o Ministério do Turismo vai classificar o nível de desenvolvimento (que varia de 1 a 3) de cada uma das regiões e definirá as necessidades de investimento de cada localidade.

Fonte: Ministério do Turismo



18/10/2013 19:27


Artigos Relacionados


Pará divulga seu mapa turístico

Estados ganham novo mapa turístico

Ministério divulga novo mapa turístico do País

Crise nos EUA redesenha economia

Governo vai regulamentar transporte turístico de passageiros

Ministério começa a fiscalizar transporte turístico