Alagoas tem alternativas para aproveitar a Copa à beira-mar



Maceió não é cidade-sede da Copa, como as capitais Recife, Salvador, Fortaleza e Natal, mas está se colocando como alternativa aos que preferem aproveitar o mundial em seu belo litoral, longe da agitação. De acordo com a Secretaria de Turismo de Alagoas, o Estado está mobilizado para atrair visitantes que desejam relaxar em seu mar de águas tranquilas – e não desejam pagar caro pelos serviços.

A capital alagoana, no entanto, não está fora da Copa, pois foi escolhida como base dos treinamentos da Seleção de Gana. A seleção está entre as melhores seleções da África. Os jogadores Prince Boateng (do Schalken 04 da Alemanha) e Muntari (Milan da Itália) são as principais estrelas da equipe. A presença da seleção ganesa no Estado deve aumentar o número de turistas entre 30% e 40% entre os meses de junho e julho, de acordo com a Secretaria de Turismo de Alagoas.

“A proximidade entre algumas capitais do Nordeste possibilita que o turista aproveite os jogos da Copa e, ao mesmo tempo, esteja a poucos minutos de praias tranquilas e paradisíacas que oferecem tranquilidade”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. 

Entre os destinos que serão divulgados aos visitantes da Copa, está a Serra da Barriga, onde está o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. O local abrigou mais de 20 mil negros refugiados entre 1597 e 1695. O quilombo foi um marco na luta pela igualdade dos negros no Brasil. “Estamos mostrando às pessoas que Alagoas é um excelente destino cultural e tem praias belíssimas. Os preços por aqui, com certeza não estarão proibitivos”, avalia a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Danielle Novis.

No ano passado, o Parque Quilombo dos Palmares recebeu mais de 10,5 mil visitantes, segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo de União dos Palmares. Além dos turistas nacionais, visitantes de dezenove países passaram pelo parque. Entre eles, destacam-se alemães, suíços e chilenos, que foram a Alagoas pesquisar a cultura negra.

Nos próximos dias, a Secretaria de Turismo de Alagoas lança ainda a campanha “Alagoas nas Velas”. Sessenta jangadas que transportam turistas às piscinas naturais, em Pajuçara, estão recebendo velas coloridas com os principais destinos turísticos.

Os jangadeiros também estão passando por um curso de capacitação para atender os turistas e ter condições de informar melhor sobre os atrativos naturais e culturais de Alagoas. A ação ajuda a interiorizar o turismo, despertando nos visitantes a curiosidade de conhecer outros destinos desde a Costa dos Corais, com suas praias paradisíacas, ao litoral sul, além dos cânions do Rio São Francisco e a região dos quilombos.

Fonte:
Ministério do Turismo



17/02/2014 15:15


Artigos Relacionados


Bancada de Alagoas condena transferência de Beira-Mar

País saberá aproveitar suas potencialidades para a Copa, diz Dilma

Projeto em Curitiba irá aproveitar a Copa para difundir informações sobre a cidade

Estádio Beira-Rio testa nova iluminação para a Copa

Beira-Rio entra na fase final de modernização para a Copa

Imóveis de aluguel são alternativas para a Copa