Alberto Cardoso fala sobre atividades da Abin



A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) ouve nesta terça-feira (16), às 15h, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Alberto Mendes Cardoso, convidado para prestar esclarecimentos sobre as atividades da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o suposto envolvimento de seus agentes em espionagem política.

O convite a Alberto Cardoso para comparecer ao Congresso foi aprovado na primeira reunião deste ano da comissão, após denúncias de que agentes da Abin teriam participado das investigações que culminaram na operação de apreensão de documentos na empresa Lunus, de propriedade da ex-governadora do Maranhão e ex-candidata do PFL à Presidência da República, Roseana Sarney, e de seu marido, Jorge Murad. Na ocasião, foi encontrado R$ 1,3 milhão no escritório da Lunus, evento que enfraqueceu a candidatura de Roseana. O senador José Sarney (PMDB-AP), em discurso em Plenário, considerou a operação ilegal e contra os princípios democráticos.

A CCAI foi criada pela lei que criou a Abin, em 1999, e é composta pelos líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e pelos presidentes das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) das duas Casas. O deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA) representa o maior partido e o deputado João Paulo (PT-SP), a minoria da Câmara. Pelo Senado, o senador Renan Calheiros (AL), líder do PMDB, representa a maior bancada e o líder do Bloco de Oposição, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), a minoria. O presidente da CRE do Senado é o senador Jefferson Péres (PDT-AM) e o da Câmara é o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que também ocupa a presidência da CCAI.



15/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


JEFFERSON QUER EXPLICAÇÕES DE GENERAL CARDOSO SOBRE ATIVIDADES DA ABIN

GENERAL ALBERTO CARDOSO VEM À COMISSÃO DA ABIN AMANHÃ

SUPLICY QUER OUVIR GENERAL ALBERTO CARDOSO SOBRE ESPIONAGEM

CRE convida Alberto Cardoso para falar sobre supostas operações terroristas em Foz do Iguaçu

General Cardoso fala na CRE sobre denúncias de que tríplice fronteira financia o terrorismo

Alberto Silva fala à TV Senado sobre o biodiesel