Alberto Silva oferece sugestões a Lula para resolver crise aérea



Depois de opinar que o momento não é para eleger culpados, mas para resolver a crise que se abateu sobre a aviação brasileira, o senador Alberto Silva (PMDB-PI) sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que convoque o Conselho da República e peça autorização para adotar medidas de exceção. As providências a serem tomadas pelo presidente Lula para solucionar o problema, na avaliação do senador, seriam a concessão de um aumento nos vencimentos dos controladores de vôo e a seleção imediata de novos profissionais para o setor.

- Os controladores são militares e a lei proíbe que eles tenham seus salários aumentados, porque obedecem a determinada ordenação jurídica. Isso significa que estamos diante de um fato que merece uma solução emergencial. O conselho pode autorizar que o presidente conceda um reajuste, ainda que seja na forma de gratificação - afirmou Alberto Silva.

O senador também sugeriu ao presidente que peça à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que descubra no país pessoas desempregadas capazes de, com pouco tempo de treinamento, assumir a função de auxiliar de controlador de tráfego aéreo. Ele defendeu a contratação emergencial desses profissionais até que o quadro definitivo esteja completo.

Alberto Silva propôs ainda que o presidente Lula crie um grupo de trabalho composto por militares da Aeronáutica e civis, com poderes para tomar decisões rápidas visando a resolver definitivamente os problemas do setor aéreo.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) confessou que depois da revelação das vulnerabilidades do sistema de radares do país e da sobrecarga de trabalho dos controladores, passou a viajar com medo para o seu estado, Roraima.



12/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alberto Silva faz sugestão para resolver o problema do Carandiru

Alberto Silva quer usar pulverização aérea em Teresina para acabar com a dengue

Arthur Virgílio apresenta sugestões para resolver a crise administrativa no Senado

Governo precisa criar câmara de gestão para resolver crise das estradas brasileiras, defende Alberto

Alberto Silva sugere a Lula que ouça o PMDB

Alberto Silva quer que Lula adote experiência piauiense