Alberto Silva quer usar pulverização aérea em Teresina para acabar com a dengue



O senador Alberto Silva (PMDB-PI) recebeu nesta quarta-feira (28) técnicos do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e da Empresa Nacional de Aviação Agrícola (Enagri), com quem discutiu a pulverização aérea no combate ao mosquito da dengue. O parlamentar pretende levar a idéia para o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) e implantá-la experimentalmente em Teresina (PI) para, futuramente, estender a medida a todo o estado. O vice-governador do Piauí, Osmar Júnior (PT), também participou da reunião.

Na opinião do senador, espalhar o inseticida com a ajuda de aviões é muito mais eficaz que o chamado -fumaceiro- que passa em frente às casas, pois atinge mais locais e penetra com maior eficiência em pequenas frestas.

Participaram da reunião o vice-presidente da Sindag, Ramon Rodrigues, e o diretor técnico, Eduardo Cordeiro de Araújo, e o aviador Astor Schlindwein, da Enagri. Araújo explicou que a pulverização por aviões já foi utilizada no litoral de São Paulo, em maio de 1975, para combater o mosquito da encefalite, Culex sp, com sucesso.

Ramon Rodrigues alertou, no entanto, que a pulverização por aviões não costuma ser aceita por instituições de saúde e entidades ambientais. Ele disse que a recusa é infundada, pois os cinco inseticidas utilizados no país são aprovados pelo Ministério da Saúde.



28/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alberto Silva quer acabar com a exigência de fiador para aluguel

Alberto Silva oferece sugestões a Lula para resolver crise aérea

Regras para pulverização aérea de agrotóxicos em lavouras são alteradas

CMA pode votar limites para pulverização aérea de lavouras

CDH visita escola atingida por pulverização aérea em cidade goiana

Ministério da Saúde quer usar redes sociais para combater a dengue a partir de 2012