Alberto Silva quer acabar com a exigência de fiador para aluguel



 

O senador Alberto Silva (PMDB-PI) apresentou projeto de lei (PLS 329/04) destinado a alterar a Lei do Inquilinato para extinguir a fiança locatícia, que obriga o fiador, em caso de inadimplência de quem aluga o imóvel, a arcar com a responsabilidade do pagamento do aluguel.

Na opinião do parlamentar, a fiança locatícia vem gerando muitos transtornos para o fiador, o locador (dono do imóvel) e o locatário (o que aluga o imóvel). O locador, mesmo com a garantia da fiança, nem sempre recebe o aluguel. E o locatário, na maioria das vezes, sente-se constrangido por ter de pedir a alguém que o afiance, enquanto a pessoa solicitada pode sentir-se pouco à vontade para negar esse pedido.

Ele também lembrou que, em caso de transferência de cidade, é muito difícil para uma pessoa idônea conseguir um fiador num lugar onde não é conhecido. O projeto de Alberto Silva altera alguns dispositivos da Lei do Inquilinato para adequar sua redação à proposta de extinção do fiador.

No artigo 42, por exemplo, que trata da locação sem a garantia de caução ou seguro, ele introduz a exigência de pagamento de um mês de aluguel antecipado. Na justificação do projeto, Alberto Silva diz que foi movido pelo desejo de evitar constrangimentos e transtornos e pelo entendimento de que nem sempre a fiança assegura o pagamento do aluguel.

 



03/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo quer acabar com exigência de fiador para financiamento estudantil

Alberto Silva quer usar pulverização aérea em Teresina para acabar com a dengue

Eduardo Siqueira Campos quer acabar com fiador para Fies

Caixa lança cartão de crédito para pagamento de aluguel, sem necessidade de fiador

Acaba a exigência de fiador para financiamento estudantil

Alberto Silva quer garantir recursos públicos para saúde bucal