Alberto Silva tem projeto que destina 10% das verbas do SUS a tratamento dentário



O senador Alberto Silva (PMDB-PI) comunicou ao plenário que acabara de apresentar projeto destinando 10% das verbas do Sistema Único de Saúde à saúde bucal, inclusive tratamento dentário. A proposta determina ainda que o sistema terá de manter um consultório odontológico para cada 2.000 habitantes.

- Só assim o Brasil deixará de ser o país dos 30 milhões de desdentados. É lamentável o que acontece hoje com a população mais pobre. O dente está doendo? Então arranca. A maioria da população não tem dinheiro para tratamento dentário - afirmou.

Alberto Silva explicou que o projeto estabelece que a obrigação de gastar 10% com saúde bucal se estende não só à União, mas também aos estados e aos municípios. "Se aprendemos na escola que a saúde começa pela boca, vamos cuidar da boca, dos dentes. Se nossa população pobre não tiver dentes, como então ter uma boa saúde? - questionou.

Estudo do Ministério da Saúde, citado pelo senador do Piauí, mostra que 66% dos brasileiros só procuram dentista quando sentem dores. No caso dos idosos, o índice sobe para 82%.

- Se o SUS tem hoje capacidade de realizar procedimentos de altíssima complexidade, tais como transplantes e cirurgias cardíacas, não é admissível que esse mesmo Sistema não seja capaz de oferecer um simples acompanhamento odontológico da população - observou Alberto Silva. Para ele, um serviço desse nível será um grande legado do atual governo. Hoje, o SUS só cobre cirurgia destinada a extrair dentes quando eles já se encontram bastante estragados.



17/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE ADEMIR DESTINA VERBAS DA MINERAÇÃO PARA PESQUISAS NA ÁREA

Alberto Silva discute projeto com ministro da Integração Nacional

Alberto Silva apresenta ao ministro da Educação projeto de atendimento a crianças na pré-escola

Alberto Silva é o novo presidente da CI

MP que destina verbas para municípios continua trancando a pauta

Alberto Silva pede recuperação das estradas