ALBINO DESTACA CONFERÊNCIA SOBRE ACIDENTE COM CÉSIO 137



Ao lembrar a tragédia causada pelo acidente com césio 137, ocorrida há dez anos em Goiânia, o senador Albino Boaventura (PMDB-GO) manifestou esperança de que os governos e as comunidades brasileira e internacional estejam extraindo "o máximo proveito" das lições que o episódio deixou.

Albino Boaventura destacou a importância dos debates em torno do acidente realizados durante conferência internacional na capital de Goiás, numa promoção conjunta do governo do estado, da Comissão Nacional de Energia Nuclear, da Associação Internacional de Energia Atômica e da Fundação Leide das Neves (nome da criança que foi vitimada pelo Césio).

O temário do encontro, conforme o senador, incluiu a análise dos avanços ocorridos nos campos da legislação nuclear, do controle de fontes radioativas, das respostas às emergências radiológicas, dos impactos ambientais e político-sociais, do tratamento de acidentados e da sensibilidade dos poderes públicos para questões nucleares e para os depósitos de rejeitos radioativos.

Boaventura acredita que "a repercussão dessa conferência deverá estimular um engajamento ainda maior da sociedade brasileira no esforço de conscientização".

Eleespera que o debate possa alcançar as universidades, o Congresso Nacional, os meios de comunicação, os clubes de serviço e outros segmentos da comunidade nacional, pois "quanto mais nos conscientizarmos, mais estaremos distantes do fantasma que ainda assusta a nossa memória, depois daquela tragédia".



31/01/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Risco de outro acidente como o do Césio 137 é mínimo, diz diretor da Cnen

Brasil ainda corre alto risco de acidente nuclear como o do Césio-137, diz senador

ALBINO BOAVENTURA DESTACA HOMENAGEM DE ANTONIO POTEIRO

ALBINO BOAVENTURA DESTACA SISTEMA FERROVIÁRIO LIGANDO GOIÁS A SÃO PAULO

SUPLICY DESTACA CONFERÊNCIA SOBRE RENDA MÍNIMA

Zambiasi destaca realização de conferência sobre Desenvolvimento de Cidades