ALCÂNTARA ANALISA ELEIÇÕES MUNICIPAIS



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) viu avanços nas eleições municipais e aplaudiu, nesta terça-feira (dia 3), o sucesso alcançado pela Justiça Eleitoral com a votação em urna eletrônica estendida a todo o país. Lúcio Alcântara analisou o instituto da reeleição, a corrupção eleitoral e o uso indevido dos meios de comunicação, e apontou como única falha a mudança do sistema de justificação de voto, que era feita nas agências dos Correios de maneira simples e eficiente e que, este ano, provocou "filas quilométricas".

Alcântara destacou o fato de que muitos prefeitos não foram reeleitos, afirmando que as eleições de domingo último comprovaram que o instituto da reeleição não significa garantia de vitória para os ocupantes de cargos no Executivo. Ele lembrou que muitos prefeitos foram rechaçados pelo eleitorado.

Na avaliação do senador, a corrupção eleitoral também não se deu na intensidade costumeira. Ele considerou o pleito de 1º de outubro "um dos menos influenciados pela corrupção". O senador também assinalou a menor utilização indevida dos meios de comunicação e disse que essa mudança se deve ao rigor da lei eleitoral.

Alcântara elogiou o empenho da Justiça eleitoral na implantação da votação eletrônica, que torna a apuração rápida e, portanto, menos sujeita a fraudes. "Acabou o "mapismo e a angústia do candidato na espera do resultado da votação", disse o senador. Ele também ressaltou que o eleitor soube votar muito bem em todo o país e que o número de votos em branco caiu muito.

03/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA ANALISA EFEITO DAS PESQUISAS NAS ELEIÇÕES

Serys diz que PT sai fortalecido das eleições municipais

PPB comemora vitória nas eleições municipais

Eleições municipais em Marabá (PA) tem aumento de 5,5 mil eleitores

Demóstenes: PT foi o grande perdedor nas eleições municipais

Senado só votará CSS depois das eleições municipais