Alcântara celebra o Dia da Bandeira



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) saudou o Dia da Bandeira, comemorado na útlima terça-feira (19). De acordo com o parlamentar, a Bandeira é um dos principais símbolos nacionais, juntamente com o Hino, o Selo e o Brasão de Armas da República.

Alcântara traçou a história do -Símbolo Augusto da Pátria-, criado em 19 de setembro de 1822. A Bandeira sofreu alterações com a troca da coroa real pela imperial, quando D. Pedro foi conclamado primeiro imperador do Brasil. Outra mudança ocorreu quando as armas do Império cederam espaço ao emblema republicano, em 1889. A Bandeira Nacional ainda sofreu outras modificações pela legislação, para que nela constassem os 26 estados e o Distrito Federal.

Lúcio Alcântara lembrou também que a esfera da primeira Bandeira da República reproduz o céu da cidade do Rio de Janeiro: a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 da noite de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República, inspirou a posição das estrelas na bandeira.

Ele afirma ser de suma importância valorizar este símbolo nacional para o povo brasileiro: -A Bandeira constitui fator de agregação nacional, quer por despertar em todos os brasileiros o forte sentimento de amor à Pátria, quer por induzir à união-.



20/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso celebra Dia da Bandeira

Congresso celebra Dia da Bandeira com ato cívico

Congresso Nacional celebra o Dia da Bandeira

Senado celebra Dia da Bandeira com a premiação da melhor redação sobre o tema

LÚCIO ALCÂNTARA CELEBRA RAQUEL DE QUEIROZ

LÚCIO ALCÂNTARA CELEBRA ABERTURA PARA NOVOS ESCRITORES