Congresso celebra Dia da Bandeira com ato cívico



VEJA MAIS

Com a presença de estudantes de escolas públicas particulares do Distrito Federal, autoridades e cidadãos, o Congresso Nacional realizou nesta terça-feira (19) um ato cívico em comemoração ao Dia da Bandeira, em frente ao Palácio que sedia Senado e Câmara dos Deputados.

A solenidade foi iniciada quando militares da Marinha apresentaram as bandeiras históricas do país. Em seguida, oficiais, acompanhados dos 27 estudantes que participam do Projeto Jovem Senador 2013, levaram as bandeiras dos estados, na ordem de criação, do Salão Negro até a calçada em frente ao Congresso.

Ao som do Hino Nacional e do Hino da Bandeira - executados pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial, acompanhada pelos Corais do Senado ­Federal e do Colégio Militar de Brasília, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-RS), hastearam duas bandeiras nacionais, cada um em frente a sua respectiva Casa legislativa.

Após o hasteamento das bandeiras, a equipe do pelotão de motociclistas da Companhia de Polícia do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha realizou uma demonstração para o público.

O Dia da Bandeira foi instituído em 1889, sendo celebrado quatro dias após a data da Proclamação da República (15 de novembro). Essa cerimônia, realizada anualmente pelo Congresso Nacional, tem o objetivo de estimular o sentimento patriótico e o conhecimento da bandeira brasileira.

- É uma satisfação muito grande estar aqui fazendo a nossa parte e cumprindo o nosso papel - comentou Renan Calheiros.

Também acompanharam a solenidade parlamentares, representantes das Forças Armadas, servidores do Senado e da Câmara dos Deputados.

Bandeira

A Bandeira foi institucionalizada pelo Decreto 4/1889, do então Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, de 19 de novembro de 1889. Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O desenho foi feito por Décio Vilares e a inspiração veio da bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, com o círculo azul com a frase “Ordem e Progresso” no lugar da coroa imperial.

As cores verde e amarelo já eram utilizadas na bandeira do Império e representavam, originalmente, as famílias reais de que descendia D.Pedro I. Com o passar do tempo, essa informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro: o verde passou a representar as matas; o amarelo, o ouro e as riquezas nacionais; e o branco, a paz. O círculo azul representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

Estrelas

Quando foi criada, possuía 21 estrelas representando os 20 estados e a Capital, que na época era o Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, ela sofreu modificações, conforme a criação de novas unidades federativas. Atualmente, no círculo azul estão 27 estrelas, que representam, simbolicamente, os 26 estados e o Distrito Federal. De acordo com a Lei 8.421/1992, ela deve ser atualizada no caso de criação ou extinção de algum Estado.



19/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso celebra Dia da Bandeira

Congresso Nacional celebra o Dia da Bandeira

Alcântara celebra o Dia da Bandeira

Senado celebra Dia da Bandeira com a premiação da melhor redação sobre o tema

CONGRESSO COMEMORA DIA DA BANDEIRA

Congresso comemora o Dia da Bandeira