Alcântara comemora 50 anos de CNPq
Como exemplos do sucesso de programas de largo alcance desenvolvidos pela entidade, com o apoio da Embrapa e da Fiocruz, Alcântara citou a introdução e consolidação das incubadoras de empresas e parques tecnológicos, o incentivo à pesquisa aeroespacial, o incremento ao estudo da biodiversidade nas fronteiras da Amazônia e da Antártida, a contribuição à prospecção em águas profundas e a nucleação do que veio a se tornar a Rede Nacional de Pesquisas.
- Os resultados desse trabalho são evidentes e impressionantes. Graças a todo esse esforço, o Brasil hoje se situa entre as dezoito nações que mais contribuem para o acervo do conhecimento e entre as doze nações com maior capacidade de formação de recursos humanos altamente qualificados - afirmou.
Inspirado em organizações análogas dos Estados Unidos, França e Canadá, o CNPq foi criado em 15 de janeiro de 1951, por incentivo do almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, representante brasileiro na Comissão de Energia Atômica do Conselho de Segurança da ONU, conforme mencionou o senador.
20/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CNPq comemora 59 anos com entrega de prêmio sobre igualdade de gênero
ALCÂNTARA COMEMORA 25 ANOS DA EMBRAPA
LÚCIO ALCÂNTARA COMEMORA 20 ANOS DA LEI DA ANISTIA
Rodrigo Rollemberg destaca 38 anos da Embrapa e 60 anos do CNPq
Concurso vai escolher logomarca dos 60 anos do CNPq
Vanessa Grazziotin celebra 60 anos do CNPq