ALCÂNTARA CRITICA CONTESTAÇÃO JUDICIAL DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES



Ao analisar, nesta segunda-feira (dia 9), os resultados das eleições municipais, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) criticou a decisão de candidatos perdedores que tentam contestar na Justiça, "sem nenhuma base ou fundamento", os resultados oficiais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. O senador classificou a atitude como "irresponsável e perigosa" e disse que ela chega a colocar em risco a democracia.

Alcântara citou fatos verificados no último pleito, em vários estados, em que candidatos e eleitores se revoltaram contra os resultados das urnas. O senador disse que, sem nenhum indício concreto e com afirmações genéricas, eles refutaram os dados dos tribunais regionais eleitorais e chegaram até a quebrar e queimar o fórum de uma cidade no interior do Pará.

Na avaliação de Lúcio Alcântara, dois motivos levaram à revolta candidatos e eleitores perdedores. O primeiro, foi a verdadeira guerra de pesquisas, sobretudo no seu estado, o Ceará, com a "fabricação e manipulação" de números e gráficos eleitorais, muitas vezes realizados por institutos "inidôneos e picaretas". Ele explicou que, publicadas pela imprensa, essas pesquisas induziram candidatos e eleitores a falsas expectativas. Com a divulgação dos resultados, acrescentou, vieram as frustrações e a contestação no Judiciário.

O resultado disso, segundo o senador, será o descrédito das pesquisas na próxima etapa eleitoral. "As pessoas vão passar a desacreditar nas pesquisas, mesmo que elas estejam sendo feitas por instituto sérios", disse o senador.

O segundo motivo, na opinião de Lúcio Alcântara, foi a rapidez na divulgação dos resultados oficiais, que causou muita surpresa aos candidatos. Com a adoção do sistema eletrônico de votação, explicou, evitou-se a lentidão e a manipulação na transcrição dos votos depositados nas urnas, o que permitia a utilização das fraudes eleitorais.

O senador fez um apelo aos políticos e homens públicos para que não procurem se justificar perante os eleitores, diante de um quadro de insatisfação, criando tumulto e instabilidade, o que torna vulnerável a democracia.

09/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM critica suposta ironia de Lula em relação ao resultado das eleições na Bahia

Novo edital com resultado da contestação do Fator Acidentário de Prevenção já está disponível

Tebet destaca resultado das eleições no MS

Papaléo saúda resultado das eleições no Amapá

RESULTADO DAS ELEIÇÕES É TEMA DE DEBATE NA TV SENADO

Heloísa diz que resultado das eleições não é necessariamente sábio