Alcântara destaca importância de pesquisa sobre desigualdades na área da saúde
O objetivo da pesquisa, conforme explicou o senador, é desenvolver metodologia adequada para monitorar as desigualdades em saúde no país, avaliar a evolução dessas desigualdades nos primeiros dez anos do processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e estimular a realização de estudos similares nas esferas estaduais e municipais.
Alcântara informou que a pesquisa foi feita de acordo com parâmetros de análise preestabelecidos, como Saúde e Condições de Vida., Acesso e Utilização dos Serviços, Qualidade da Atenção e Situação de Saúde.
Em relação ao parâmetro Acesso e Utilização dos Serviços, segundo o senador, a pesquisa revelou uma redução nas desigualdades de acesso a serviços de saúde após a implantação do SUS.
Alcântara informou que no parâmetro Saúde e Condições de Vida, indicadores como escolaridade e renda tiveram, de modo geral, evolução favorável na última década, embora continuem ruins em todo o país, especialmente em estados como o Maranhão, Piauí e Alagoas.
Entre outras conclusões da pesquisa, o senador ressaltou que para atingir a média nacional na cobertura pré-natal, a região Norte precisaria reduzir a taxa de pobreza - proporção de pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo - em 21,4%, e a região Nordeste, em 83,8%.
- A aferição quantitativa e qualitativa dos dados é um instrumento de capital importância para os gestores da área pública envolvidos com o estabelecimento de agendas de prioridades e com o estudo dos impactos das políticas adotadas - afirmou.
12/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
ALCÂNTARA DESTACA PESQUISA SOBRE A SECA
ONU destaca importância do esporte na redução das desigualdades de gênero
CNPq sedia evento sobre pesquisa na área de saúde
Representante do Ministério da Saúde destaca desigualdades quanto à saúde das mulheres
Alcântara destaca importância do turismo
Alcântara destaca importância do trabalho das ONGs