Alcântara destaca importância do trabalho das ONGs
- Gradativamente, de maneira independente de forças políticas, do jogo do poder e dos freios institucionais, as ONGs sempre agiram de maneira autônoma e foram ganhando terreno, assumindo novas responsabilidades sociais, conquistando novos adeptos e aumentando a sua capacidade de mobilização da opinião pública de vários países - afirmou Lúcio Alcântara.
Segundo o senador, as ONGs encontram nas propostas sociais globais possibilidades de abertura de caminhos alternativos para diminuir os desequilíbrios que afetam a economia, a saúde, a identidade cultural e a qualidade de vida dos cidadãos em todo o planeta.
As ONGs, destacou Lúcio Alcântara, têm influência social e são extremamente importantes para a sobrevivência da democracia. A influência, observou, é o aspecto mais importante que permite explicar e medir o alcance efetivo de suas ações políticas internacionais.
Em seu discurso, o senador também fez um histórico da economia mundial vigente durante a Segunda Guerra até hoje. Diante do vazio deixado pelos Estados nacionais, informou ele, novas forças sociais foram firmando-se gradativamente em nível mundial. Lúcio Alcântara lembrou que foi na década de 70 o momento inicial da atuação mais efetiva das ONGs como "atores fundamentais no plano internacional".
- Por terem essa capacidade de gerar idéias inovadoras e serem igualmente detentoras de consciências críticas globais, as ONGs conseguiram se colocar na vanguarda das lutas sociais - concluiu o parlamentar.
07/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alcântara destaca importância do trabalho desenvolvido pela WWF-Brasil
Alcântara destaca importância do turismo
LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA IMPORTÂNCIA DO SENAI
ALCÂNTARA DESTACA IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DA FUNARTE
LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA IMPORTÂNCIA DO IPHAN
Lúcio Alcântara destaca a importância de Martins Rodrigues