CNPq sedia evento sobre pesquisa na área de saúde



O 1º Encontro Elsa-Brasil: Alcances e Possibilidades, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), foi realizado, nesta quarta-feira (23), na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em Brasília. O evento teve o objetivo de discutir os principais aspectos do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa), suas perspectivas e resultados. A pesquisa pretende investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular, as cardiovasculares e o diabetes.

O diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral Netto, destacou a parceria entre os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Saúde. “O CNPq é parceiro do projeto desde o início e para a entidade é gratificante participar desse processo. O Elsa é um grande esforço e reforça a parceria com o Ministério da Saúde”.

O secretário de Atenção a Saúde, Alberto Beltrame, enfatizou a seriedade do estudo. “É preciso prevenir complicações e diagnosticar fatores de risco das doenças crônicas não transmissíveis”. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, ressaltou que dos 126 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), 53 são da área da saúde, e reafirmou a importância de integrar a política nacional de saúde. “A soma de esforços pactuando uma rede de Ciência e Tecnologia é muito necessária. A agenda será pautada pelas necessidades da sociedade”.

Olhar no futuro

O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto acompanha atualmente mais de 15 mil servidores, entre 35 e 74 anos de idade, ativos e aposentados, pertencentes a seis instituições de ensino e pesquisa de vários estados, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, a Universidade Federal da Bahia (UFBa), Salvador, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFSC), Vitória, a  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, e a Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

O projeto é uma iniciativa inédita para conhecer melhor os fatores que influenciam os diversos aspectos associados ao desenvolvimento das doenças, e tem financiamento do CNPq e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), e do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Para saber mais informações sobre o Elsa, basta acessar o site do CNPq,ou na página do estudo.

Fonte:
CNPq



23/10/2013 15:09


Artigos Relacionados


Alcântara destaca importância de pesquisa sobre desigualdades na área da saúde

CNPq e Embrapa transmitem em tempo real evento sobre jornalismo científico

Brasil sedia evento sobre políticas públicas

Brasília sedia evento sobre Física dos Plasmas

Rio sedia evento sobre indústria de defesa e segurança

País sedia evento internacional sobre fumicultura