Lúcio Alcântara destaca a importância de Martins Rodrigues



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) recordou a trajetória do político cearense José Martins Rodrigues, um homem público que, segundo ele, dedicou a vida à defesa da democracia e da liberdade. De acordo com o senador, Martins Rodrigues foi um combativo político da década de 60, que estaria completando cem anos de idade no último dia 2 de setembro. Alcântara lamentou a falta de memória nacional, que faz de Martins Rodrigues um nome pouco conhecido entre as gerações mais novas.

Nascido em Quixadá, no interior do Ceará, Martins Rodrigues ingressou na política em 1925, elegendo-se deputado estadual apenas três anos após ter-se formado em Direito. Segundo o senador, depois de ter ocupado as funções de secretário do Interior e da Fazenda do estado do Ceará, Martins Rodrigues filiou-se ao PSD, mas afastou-se da política, retornando dez anos depois, quando, como deputado federal pelo Ceará, participou ativamente da campanha presidencial de Juscelino Kubitschek, em 1955.

Com a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, Martins Rodrigues foi um dos articuladores da solução parlamentarista, em favor da posse do vice-presidente João Goulart.

Durante a ditadura militar, prosseguiu Alcântara, Martins Rodrigues torna-se um crítico do governo e faz oposição a Costa e Silva. Com o endurecimento do regime, assume posições que se chocam cada vez mais com as dos setores radicais do governo e tem o mandato cassado, o que encerrou sua carreira política em 16 de janeiro de 1969.

05/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA IMPORTÂNCIA DO SENAI

LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA IMPORTÂNCIA DO IPHAN

Lúcio Alcântara ressalta importância da CPRM para aumento da produção mineral

LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA PASSAGEM DO DIA DO FOLCLORE

LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA MODERNIZAÇÃO DO CEARÁ

Lúcio Alcântara destaca atuação da CNA em favor da agricultura