ALCÂNTARA DESTACA PROGRAMA DO GOVERNO PARA FORMAR PROFESSORES



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) elogiou o lançamento do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores pelo Ministério da Educação, que ele aponta como parte do esforço do governo em melhorar os índices de qualidade do ensino no país nos últimos anos.

- Esse programa é uma iniciativa arrojada, consistente e inovadora, no sentido de melhorar em profundidade a qualificação profissional dos educadores que carregam a responsabilidade de ensinar nossas crianças, e até nossos adultos, a ler e escrever - afirmou.

A idéia surgiu, segundo Lúcio Alcântara, porque o governo constatou que, apesar de todos os esforços, medidas e mudanças propostas, o Brasil conta ainda com um elevado índice de fracasso dos alunos na aprendizagem da leitura e da escrita. Segundo números recentes, o percentual de analfabetos (14,7%) recuou, mas ainda está entre os mais altos da América do Sul, apenas um pouco abaixo da Bolívia.

Segundo sua avaliação, o programa está sintonizado com os princípios pedagógicos mais atualizados, pois adota como alguns de seus pressupostos didáticos o incentivo à autonomia intelectual dos alunos, à interação e à cooperação e, principalmente, à articulação entre os objetivos do ensino e os do aluno.

O Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, disse Lúcio Alcântara, será implantado através de parcerias com as secretarias de Educação, universidades e outras agências formadoras de professores. O curso será destinado não apenas a professores da educação infantil e do ensino fundamental que já estão na ativa, mas também a futuros professores atualmente matriculados em cursos de magistério.

O senador destacou ainda o formato do curso que vai combinar as modalidades de educação à distância e formação presencial, o uso de material videográfico e impresso e ainda teleconferência e Internet.

23/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Educação: Videoconferência divulga recursos pedagógicos para formar professores

Senadores avaliam adoção de residência pedagógica para formar professores

Alcântara destaca programa de combate a pobreza rural no Ceará

ALCÂNTARA: É PRECISO FORMAR HÁBITO DA LEITURA NO PAÍS

Governo lança programa para fortalecer formação de professores no Estado de SP

Universidades poderão formar banco de professores equivalentes sem autorização de ministérios