Alcântara deve presidir CAE, diz líder do PSDB



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) foi indicado nesta quinta-feira (dia 15) pelo líder do PSDB, senador Sérgio Machado (CE), para assumir, a partir da próxima semana, a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos. Na entrevista em que fez o anúncio, Machado disse ter ficado satisfeito com o resultado da reunião de lideranças ocorrida ontem à noite, na qual os senadores definiram que partidos ficariam com as presidências das comissões permanentes da Casa. "Foi um bom entendimento", afirmou.

O PMDB - que terá direito ao comando das Comissões de Fiscalização e Controle (CFC) e de Serviços de Infra-Estrutura (CI) - foi o primeiro partido a apresentar à Mesa as listas com os nomes dos senadores que integrarão cada uma das comissões permanentes da Casa. As demais bancadas devem apresentar as suas listas até terça-feira (dia 20), e já no dia seguinte as comissões poderão reunir-se para escolher os presidentes e vice-presidentes das comissões, que terão mandatos de dois anos simultâneos ao da nova Mesa.

Durante a reunião de líderes, o PMDB abriu mão do comando da CAE para o PSDB. Como maior bancada, o PMDB tinha direito de fazer a primeira escolha, mas optou por ficar com o comando de duas outras comissões - a CFC e a CI.

Os presidentes das comissões têm um papel decisivo na tramitação dos projetos que passam pelo Senado. Cabe a eles, de acordo com o Regimento, ordenar e dirigir os trabalhos da comissão, dar-lhe conhecimento de todas matérias recebidas e designar os relatores para cada uma dessas matérias. Além disso, eles devem resolver questões de ordem e agir como meio de comunicação entre a comissão e a Mesa.

Entre as competências das comissões estão as de discutir e votar projetos de lei, convocar ministros de Estado para prestar informações a respeito de suas pastas, realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil e opinar sobre o mérito de proposições submetidas ao seu exame, emitindo parecer sobre elas.

A distribuição das comissões entre as bancadas será a seguinte:

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) - presidente: PSDB, vice: PMDB;
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) - presidente: PFL, vice: PSDB;
Comissão de Relações Exteriores (CRE) - presidente: Bloco de Oposição, vice: PMDB;
Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) - presidente: PMDB, vice: PFL;
Comissão de Educação (CE) - presidente: PSDB, vice PFL;
Comissão de Infra-Estrutura (CI) - presidente: PMDB, vice: PSDB;
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) - presidente PFL, vice: Bloco de Oposição.

15/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líder do PSDB confirma acordo para a direção da CPI, mas líder do PT reitera que partido quer a presidência

Eleito para presidir PSDB no Pará, Flexa Ribeiro prevê conquistas eleitorais

PASSARINHO DEVE PRESIDIR O PPB, AFIRMA LUIZ OTÁVIO

Sarney recua e Tebet deve presidir Senado

Líder do PSDB indica nomes para CPI

LÍDER DO PSDB VÊ GESTO POLÍTICO EM PROPOSTA DE CPI