ALCÂNTARA ELOGIA CNA E DIZ QUE ENTIDADE ENFRENTOU DIFICULDADES ANO PASSADO
No relatório, a CNA informa a diminuição de renda do setor verificada em 1999, motivada, segundo a entidade, por inúmeras dificuldades internas e externas como a queda dos preços dos produtos agrícolas, a carência de crédito e as altas taxas de juros. São citadas também as fortes turbulências que atingiram os mercados agrícolas internacionais.
Alcântara lembrou que, em advertência a essas dificuldades, a categoria realizou uma mobilização nacional, em Brasília, no mês de agosto de 1999, com a presença de mais de dois mil caminhões e tratores vindos de todas as partes do país. A intenção da entidade, destacou, foi buscar um diálogo mais objetivo com o governo e mostrar a força e organização dos produtores rurais.
Contou que a CNA, criada em 1964, congrega cerca de dois mil sindicatos representados por 27 federações estaduais, somando mais de 1 milhão de associados filiados em todo o território nacional. A CNA, acrescentou o senador, é mantida por duas fontes básicas de recursos: a contribuição sindical compulsória e as contribuições espontâneas dos sindicalizados.
A entidade patronal é, de acordo com Alcântara, o núcleo do sistema organizacional que envolve toda a produção agrária, responsável pela busca, em conjunto com o governo, de soluções modernizadoras para o setor. Entre os temas constantes da pauta da CNA, citou, estão a política agrícola e agrária, tributação, previdência social rural, legislação trabalhista rural e mercados interno e externo.
07/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ALCÂNTARA CITA RELATÓRIO DO SENAI E ELOGIA AÇÃO DA ENTIDADE
Lúcio Alcântara destaca que CIEE atendeu a mais de um milhão de estudantes no ano passado
ALCÂNTARA ELOGIA COMPETÊNCIA DO TCU
ALCÂNTARA ELOGIA AÇÃO DO WWF NO BRASIL
Rigotto enfrentou indefinições
Alcântara elogia Programa Telecomunidade, lançado por FHC