Alcântara lamenta morte de advogado cearense



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) lamentou a morte do advogado cearense José Bonifácio Câmara, um apaixonado por livros e parente do folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo. Falecido em 12 de fevereiro de 2002, José Bonifácio Câmara tinha 6 mil livros sobre o Ceará na biblioteca do apartamento onde vivia há 50 anos, no bairro carioca do Flamengo.

- Seu falecimento deixou-nos órfãos, pois todos nos sentíamos em casa em seu território sagrado de livros. Sua obra perdurará - disse, afirmando esperar que o destino dos volumes seja o Ceará.

José Bonifácio nasceu em 9 de maio de 1921, em Maranguape (CE). Interessou-se por livros depois de mudar-se para o Rio de Janeiro, na década de 50, quando começou a colecionar títulos sobre o estado natal. "A biblioteca foi ganhando força à medida que José Bonifácio Câmara passava a ser conhecido como colecionador de obras dessa natureza", afirmou Alcântara. Câmara trabalhou como funcionário público, era sócio honorário da Academia Cearense de Letras e escreveu diversos artigos sobre literatura e temas sociais ao longo de sua vida.



11/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA LAMENTA MORTE DE PREFEITO CEARENSE

Jereissati lamenta morte de pediatra cearense

ALCÂNTARA LAMENTA MORTE DE RELIGIOSO

Alcântara lamenta a morte do arquiteto Sérgio Bernardes

Alcântara lamenta morte de Mª Clara Machado, "fada madrinha" do país

Alcântara diz que mulher cearense sofre discriminação