Alcântara quer dar o nome de Padre Cícero à Barragem do Castanhão
- Sendo verdade que a Barragem do Castanhão é obra redentora para a região, nada mais adequado que também sirva para homenagear aquele que penetrou na alma da sertanejo, buscando compreendê-la por inteiro - observou o senador.
Alcântara lembrou que a homenagem chega no momento em que a Igreja Católica está decidindo se reabre o processo que culminou com a suspensão dos votos sacerdotais de Padre Cícero, em 1898. Segundo a revista Época desta semana, "se os teólogos da Congregação para a Doutrina da Fé entenderem que a sentença canônica do passado foi exagerada, e o reintegrarem ao clero, o líder espiritual cultuado por 40 milhões de devotos no país poderá ser conduzido à categoria de beato, tal como o jesuíta José de Anchieta e o religioso paulista Frei Galvão".
O senador afirmou que todo o Ceará espera com ansiedade o fim das obras da Barragem do Castanhão, um sonho que começou há quase um século - os primeiros estudos técnicos são de 1910. Localizada no município de Jaguaribara, a represa se tornará um ponto de atração turística, além de permitir a produção de 3.800 toneladas anuais de peixe. Com a barragem, conforme o senador cearense, estará sepultada a imagem de que o Rio Jaguaribe é uma "artéria aberta por onde escorre e se perde o sangue do Ceará", porque suas águas não serão mais desperdiçadas.
01/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Padre Cícero é homenageado com nome de barragem no Ceará
Lúcio Alcântara propõe homenagem a Padre Cícero
Reginaldo Duarte pede recursos para conclusão da Barragem do Castanhão, no Ceará
ALCÂNTARA DESTACA CONSTRUÇÃO DO AÇUDE CASTANHÃO, NO CEARÁ
Projeto homenageia Padre Cícero
Projeto homenageia Padre Cícero