Reginaldo Duarte pede recursos para conclusão da Barragem do Castanhão, no Ceará



O senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE) solicitou ao governo federal, nesta quinta-feira (28), a liberação de recursos da ordem de R$ 160 milhões, para a conclusão das obras da Barragem do Castanhão, no Boqueirão do Cunha, interior do Ceará. Com esses recursos, as obras complementares poderão ser retomadas até o final do próximo ano, disse.

Reginaldo Duarte informou que, há duas semanas, a principal etapa da obra ficou pronta e o empreendimento está quase finalizado, faltando apenas o reassentamento da população rural, o desmatamento de parte da bacia a ser inundada e a implantação plena dos projetos de irrigação e psicultura. Desde 1995 já foram aplicados US$ 150 milhões na barragem, observou.

O Castanhão beneficiará, enfatizou o senador, quase todo o estado do Ceará, eliminando as constantes ameaças de falta de água em Fortaleza e permitindo a irrigação da agricultura do vale do Jaguaribe.

De acordo com Reginaldo Duarte, datam de 1910 os primeiros estudos indicando o local como o mais apropriado para a construção de barragem para o combate a seca. O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), manifestou sua solidariedade ao pleito do senador pelo Ceará.



28/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reginaldo Duarte comemora sucesso do Projeto São José, no Ceará

Reginaldo Duarte critica uso de recursos para recuperação de rodovias no pagamento de dívidas

Reginaldo Duarte pede universidade federal para o Crato

Reginaldo Duarte pede revisão da medida que reduziu IPI dos automóveis

Alcântara quer dar o nome de Padre Cícero à Barragem do Castanhão

Reginaldo pede recuperação da BR-116 no Ceará