ALCÂNTARA DESTACA CONSTRUÇÃO DO AÇUDE CASTANHÃO, NO CEARÁ



Na visita do ministro Gustavo Krause, dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, ao Ceará, na semana passada, foi assinado protocolo de intenções entre o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) e o governo do estado para a construção do açude Castanhão. Entusiasmado, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) defendeu hoje (dia 10) a importância estratégica da obra dentro de "um projeto desenvolvimentista do semi-árido nordestino".

Outro resultado da visita foi a comunicação, feita pelo ministro, de que há possibilidade concreta de conclusão de obras hídricas inacabadas, registrou o senador.

O Castanhão, segundo Lúcio Alcântara,não é obra isolada e extravasa os limites do estado. Previsto para ter capacidade de armazenagem maior que a do açude de Orós, ele integra o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Ceará e, como depósito intermediário para distribuição de água a vários municípios do semi-árido, contribuirá para viabilizar a transposição das águas do São Francisco.

Quanto ao financiamento dos projetos de irrigação que integram o planejamento estadual, Lúcio Alcântara disse que apóia a mesma tese do governador Tasso Jereissati: reestruturação do DNOCS, desfederalização da promoção da agricultura irrigada e consolidação das obras a cargo da iniciativa privada. Na sua opinião, caberia ao governo estadual "organizar a legislação, conscientizar os usuários, promover a implantação dos pólos agroindustriais e universalizar o saneamento básico".

Os senadores Gilberto Miranda (PMDB-AM), Ney Suassuna (PMDB-PB), Carlos Wilson (PSDB-PE), Romero Jucá (PFL-RR), Antônio Carlos Valadares (PMDB-SE) e Fernando Bezerra (PMDB-RN), apartes, hipotecaram seu apoio ao projeto.



10/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reginaldo Duarte pede recursos para conclusão da Barragem do Castanhão, no Ceará

Alcântara destaca bom desempenho da indústria do Ceará

ALCÂNTARA DESTACA CRESCIMENTO DA ECONOMIA DO CEARÁ

LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA MODERNIZAÇÃO DO CEARÁ

Alcântara quer dar o nome de Padre Cícero à Barragem do Castanhão

Alcântara destaca Plano de Educação Profissional do Ceará