ALCÂNTARA QUER MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E VALORIZAÇÃO DO AGRÔNOMO



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) defendeu a necessidade de modernização da agricultura brasileira, ao lembrar o Dia do Engenheiro Agrônomo, comemorado a 12 de outubro. O senador afirmou que esse profissional é "peça fundamental e estratégica no processo de desenvolvimento da agricultura, via sua qualificação e valorização de seu trabalho".

Lúcio Alcântara ressaltou que a agronomia tem importância social indispensável na geração de emprego e renda no meio rural e na produção de alimentos para a agroindústria. Ponderou entretanto que a falta de definição de uma política agrícola e agrária consistente tem prejudicado seu desenvolvimento e tirado a oportunidade de emprego da classe agrônoma.

O senador destacou que o governo tem tomado algumas medidas para modernizar o setor agrícola. Ele citou, como exemplo, a criação de uma infra-estrutura hídrica, com investimentos previstos da ordem de US$ 2 bilhões, permitindo a irrigação de terras agricultáveis no Ceará, que, acredita, "atrairá empresas âncoras causando uma profunda revolução tecnológica". Ele também lembrou que o presidente da República lançou recentemente um plano para o desenvolvimento da fruticultura irrigada no Nordeste.

- No caso específico do Ceará, os engenheiros agrônomos estão diante de um grande desafio, que é realizar uma verdadeira revolução agrícola. É preciso acelerar a taxa crescimento do setor agropecuário, melhorar a produtividade do setor e realizar um desenvolvimento integrado com a agroindústria. Enfim, realizar um desenvolvimento rural sustentável, valorizando o trabalhador agrícola e melhorando os padrões de vida de toda a população - disse o senador.



20/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Engenheiro agrônomo assume secretaria do Ministério da Agricultura

LÚCIO ALCÂNTARA PEDE VALORIZAÇÃO DA ENFERMAGEM

Alcântara defende a modernização das polícias

LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA MODERNIZAÇÃO DO CEARÁ

LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE MODERNIZAÇÃO DO DNOCS

Fetag reivindica políticas para a valorização da agricultura familiar