LÚCIO ALCÂNTARA PEDE VALORIZAÇÃO DA ENFERMAGEM
Segundo Alcântara, a prática da enfermagem como vocação, tanto nas residências como nos hospitais é um sacrifício e desgasta o enfermeiro. Esse desgaste, conclui, é a principal causa da evasão e rotatividade na profissão. Para o senador, a adoção de condições que facilitassem o trabalho, levaria os enfermeiros a terem consciência da importância de suas funções e a sentirem-se socialmente valorizados.
- A pobreza, a fome e a miséria levam à doença. E isso ocorre, com maior freqüência, em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como o nosso. A situação, às vezes, torna-se tão catastrófica, que só a presença de pessoal especializado consegue contorná-la e nesse ponto entra a enfermagem como vocação - disse.
O papel do enfermeiro, diz o senador, é prestar atendimento básico de saúde, auxiliando o doente a retomar a auto-estima. Além disso, são capazes de "estimular e orientar a opinião pública em uma direção correta".
Muitos países, exemplifica Lúcio Alcântara, estão fortalecendo as funções clínicas da enfermagem a fim de capacitar pessoal para o diagnóstico e tratamento de doenças prevalentes, traumatismos e outros males. O senador falou também sobre a importância da presença de enfermeiros nas zonas rurais, onde mulheres em idade reprodutiva precisam de orientação e as crianças, muitas vezes, são subnutridas e sofrem de doenças transmissíveis.
12/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA LEMBRA DIA MUNDIAL DA ENFERMAGEM
LÚCIO ALCÂNTARA PEDE A APROVAÇÃO DE EMENDA
LÚCIO ALCÂNTARA PEDE UMA POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO
LÚCIO ALCÂNTARA PEDE AÇÃO CONTRA TRABALHO INFANTIL
Lúcio Alcântara pede continuidade da política atual de combate à Aids
LÚCIO ALCÂNTARA PEDE RAPIDEZ NA REFORMA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE