Alcântara registra programa que visa ressarcir agricultores com perda de safra



O presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, vai anunciar nesta quarta-feira (21) o programa que institucionaliza o Seguro Safra, informou o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE). O anúncio será feito durante visitas às cidades de Petrolina (PE) e Araripe (CE).

De acordo com o parlamentar, esse seguro - que terá a participação de pequenos produtores, municípios e estados - visa constituir um fundo para ressarcir os agricultores que tiverem perda superior a 60% de sua lavoura. Para ele, a medida é da mais alta importância e vai marcar época por ser uma nova forma de enfrentar os prejuízos da seca e de amparar os pequenos produtores rurais.

Lúcio Alcântara disse que o novo programa caracteriza uma visão "completamente diferente do que se fez até aqui em relação à seca no Nordeste". Acrescentou que a iniciativa porá fim àquela forma "muitas vezes humilhante" de auxílios irrisórios aos agricultores que são periodicamente vítimas da seca.

O parlamentar pelo Ceará informou que a idéia nasceu em seu estado, na Secretaria do Desenvolvimento Rural, durante o governo de Tasso Jereissati. A sugestão, feita ao governo federal, foi aperfeiçoada e adequada à realidade orçamentária. Para Lúcio Alcântara, a iniciativa mostra a atenção que o presidente tem com a pobreza rural e com a seca do Nordeste.

20/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agricultores da Amazônia poderão ter ajuda por perda de safra

MP assegura pagamento de benefício para agricultores familiares com perda da safra 2009/2010

Agricultores do programa Garantia-Safra serão recadastrados no Ceará

Garantia-Safra vai atender até 940 mil agricultores familiares na safra 2011-2012

Seguro vai garantir indenização a agricultores com perda de colheita

95 mil agricultores receberão Garantia-Safra