ALCÂNTARA RELATA EXPERIÊNCIA NORTE-AMERICANA NO COLORADO



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) relatou, em plenário, sua viagem aos Estados Unidos, onde tomou conhecimento do sistema de repartição de águas na bacia do Rio Colorado entre oito estados do oeste americano. Segundo ele, os pontos mais importantes da experiência são um gerenciamento comunitário do uso da água, bem como o combate sem tréguas ao desperdício. "O modelo pode dar subsídios relevantes à proposta de transposição das águas do rio São Francisco", disse.
Alcântara viajou aos Estados Unidos em companhia de outros senadores e do ministro da Integração Regional, Fernando Bezerra. Além do estado do Colorado, eles visitaram a sede do Banco Mundial, na cidade de Washington. Ele observou que as barragens nos Estados Unidos sempre se destinaram a regularizar o fluxo dos rios, ao abastecimento humano e à irrigação. No Brasil, ao contrário, as barragens tinham e têm até hoje, o objetivo principal de gerar energia elétrica, lembrou.
O senador relatou ainda que o gerenciamento das águas do Rio Colorado obedece a regras fixas, definidas com ampla participação das comunidades locais. No que diz respeito ao desperdício de água pelas companhias distribuidoras, Alcântara afirmou que, em Denver (capital do estado do Colorado), a taxa de desperdício é de apenas 6%. "Nos estados do Nordeste do Brasil, ela é de 45% em média", comparou.
Alcântara reafirmou ser defensor do projeto de transposição do Rio São Francisco, desde que se reconheça o direito legítimo dos estados "doadores" receberem compensações dos estados "recebedores" de água. Além disso, o projeto precisa ser consistente do ponto de vista econômico, social e, principalmente ecológico, incluindo medidas de revitalização do rio em relação a matas ciliares e açoreamento, concluiu.
Em apartes, os senadores Marina Silva (PT-AC) e Ney Suassuna (PMDB-PB) enfatizaram que a transposição precisa ser boa para o país como um todo. Para o senador Paulo Souto (PFL-BA), que também viajou aos Estados Unidos com Alcântara, a repartição das águas do Rio Colorado representa uma situação diferente daquela do projeto sobre o rio São Francisco, por não haver estados doadores ou recebedores de água. "Todos fazem parte da bacia", explicou.

09/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fatec Americana organiza 4ª edição do Programa de Imersão na Língua Inglesa e na Cultura Norte-Americana

Magno Malta conhece experiência americana de combate à pedofilia

Bolsista relata experiência de estudos no exterior

Quintanilha relata experiência como secretário de Educação em Tocantins

Embaixadora da Suécia relata experiência do seu país no combate ao uso de drogas

Cícero Lucena relata experiência de eliminação de lixão em João Pessoa