Bolsista relata experiência de estudos no exterior
Bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras, Renata Michels Thiel, da Universidade da Região de Joinville, retornou ao Brasil após seu período de estudos no exterior e virou referência em conferências e encontros que relatam experiências exitosas em programas de bolsas de intercâmbio para estudos. A chegada da estudante parou a cidade natal e outdoors foram expostos por toda a região produzidos pela sua universidade de origem parabenizando as conquistas.
Logo após retomar as atividades, Renata foi convidada para participar do Joinville International Week, um evento anual que tem como foco abordar temas relacionados ao diferencial que uma experiência internacional traz para o currículo e a vida de um universitário, além de incentivar a prática de intercâmbios.
A estudante passou um ano na Korea Advanced Institute of Science & Technology (KAIST), na Coreia do Sul, no Departamento de Design Industrial. Participou de programa de estágio na Hyundai Motor Group na Equipe de Design Avançado, onde foi responsável por fazer um carro conceito para o mercado brasileiro.
Ela conta que buscou inserir no modelo a flexibilidade para longas viagens privilegiando a visão dos passageiros para o lado externo, levando em conta as belas paisagens do Brasil. Tudo isso aliado a uma cara bem brasileira baseada em animais e tribos amazônicas. “O carro foi inspirado em animais brasileiros, como, por exemplo, a capivara, e em certas tribos da Amazônia, pois queria que o carro tivesse um tom de brasilidade, mas de uma forma que fosse novo até mesmo para os brasileiros mais tradicionais, e que valorizasse o que o Brasil tem de melhor”, destaca a ex-bolsista.
Para a estudante, os resultados não se limitaram somente a isso. Na volta, Renata percebeu a diferença que o aprendizado de fora teve no dia a dia acadêmico, desde comentários em sala de aula até na entrega de trabalhos. “É muito interessante a diferença no ensino dos dois países e o modo como ambos abordam de formas diferentes os mesmos assuntos”, relata.
Renata pretende dar continuidade aos depoimentos sobre sua experiência no intuito de incentivar jovens e pesquisadores a vivenciar períodos de estudo no exterior, além de contribuir para a melhoria do aprendizado na universidade e no país com os conhecimentos adquiridos no tempo em que esteve fora.
Fonte: Ciência sem Fronteiras
04/10/2013 12:59
Artigos Relacionados
Bolsista relata estágio em empresa sul-coreana
ALCÂNTARA RELATA EXPERIÊNCIA NORTE-AMERICANA NO COLORADO
Quintanilha relata experiência como secretário de Educação em Tocantins
Embaixadora da Suécia relata experiência do seu país no combate ao uso de drogas
Cícero Lucena relata experiência de eliminação de lixão em João Pessoa
Estudante de Letras narra experiência no exterior