ALCÂNTARA SAÚDA AGRÔNOMOS E LAMENTA CRISE NO SETOR RURAL



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) lembrou em pronunciamento no plenário o Dia do Agrônomo, comemorado em 12 de outubro, destacando a contribuição desses profissionais para o aumento da produção e da qualidade dos alimentos produzidos no país. O senador aproveitou para lamentar a crise que atinge a agricultura brasileira e deprime o mercado de trabalho dos engenheiros agrônomos.
De acordo com o parlamentar, seria injusto a sociedade brasileira esquecer a importância dos profissionais de agronomia, porque seu dia coincide com comemorações de maior repercussão popular, como o Dia da Criança e as homenagens a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. "Ele está presente em nossa vida desde o primeiro café que tomamos pela manhã até o último alimento da noite", observou.
O senador cearense destacou que não se pode falar de trabalho no campo sem lembrar que por trás dessa atividade "encontraremos sempre a atuação do engenheiro agrônomo". Num país de proporções continentais como o nosso, acrescentou, "com extraordinária porção de terras cultiváveis, o exercício da atividade agronômica coloca-se como requisito fundamental".
- Entretanto, é com severa preocupação que vemos hoje no Brasil a situação em que se encontra o agrônomo, dadas a escassez de oferta de trabalho e a baixa remuneração que lhe oferece o mercado - registra Lúcio Alcântara, para quem, a situação não está dissociada da séria crise que se abateu sobre o setor agrícola.

15/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA SAÚDA LANÇAMENTO DO PPA

LÚCIO ALCÂNTARA SAÚDA ANIVERSÁRIO DA GAZETA MERCANTIL - CEARÁ

Jucá saúda compromisso do governo de remontar assistência rural

Lúcio Alcântara saúda publicação de pesquisa sobre educação brasileira

Osmar Dias saúda realização do Show Rural 2009 em Cascavel (PR)

ALCÂNTARA APÓIA PROGRAMA DE EXTENSÃO RURAL