Alcântara solicita R$ 1,3 milhão para recuperar sistema de acesso a Fortaleza



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) solicitou ao Ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, a liberação da verba emergencial de R$ 1,3 milhão destinada à recuperação do acesso viário ao distrito industrial de Fortaleza. Essa é uma reivindicação dos produtores cearenses que, conforme, esclareceu o senador, já foi oficializada em expediente conjunto da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do chefe do Distrito do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER) e do Departamento de Estradas do Ceará (DER).

Citando informações fornecidas pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Alcântara afirmou que o anel viário e o trecho da BR-116 que formam o conjunto sob administração federal que dá acesso ao Distrito Industrial de Fortaleza estão "beirando o colapso".

- Não se trata mais de pedir manutenção. Trata-se de estancar um processo de acelerada deterioração de artérias vitais para a produção do Ceará, já que é desse distrito que sai um terço da produção industrial cearense - observou.

Esses recursos, disse o senador, que representam cerca de 3% do que foi investido no ano passado no estado e do que está previsto no Orçamento Geral da União deste ano, servirão para recuperar o sistema de acesso ao distrito industrial de Fortaleza e vão aliviar a economia cearense.

Lúcio Alcântara também recomendou que o Ministério dos Transportes realize um programa permanente de acompanhamento do estado de conservação de toda a malha viária do país. Ele contou que, apesar de 64% do total de cargas deslocadas no Brasil depender das rodovias, 92,3% destas estão em péssimo ou deficiente estado, conforme pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes.

- Infelizmente, para usar uma linguagem médica que me é muito familiar, o sistema viário do país apresenta um acelerado processo de esclerose. Suas veias estão entupidas, não de placas de gordura, mas de buracos. Suas artérias estão enrijecidas pela precariedade de seus traçados e com limitada capacidade de receber veículos - comparou.

21/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA APRESENTA PROPOSTAS NA CÂMARA PARA RECUPERAR A CAJUCULTURA

ALCÂNTARA DIZ QUE PARLAMENTO PRECISA RECUPERAR SEU PRESTÍGIO

ALCÂNTARA DESTACA JUBILEU DE PRATA DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Ana Amélia quer novas regras para recuperar sistema de transporte aéreo

Alcântara destaca atuação de associação de jovens empresários de Fortaleza

Especialistas debatem em Fortaleza desigualdades regionais no país, informa Lúcio Alcântara