LÚCIO ALCÂNTARA APRESENTA PROPOSTAS NA CÂMARA PARA RECUPERAR A CAJUCULTURA
Na opinião de Lúcio Alcântara, se as medidas forem implantadas poderão significar a inversão do processo de decréscimo da produção e até incremento da posição brasileira no ranking mundial. Ele acrescentou que para que o produto se mantenha no mesmo patamar atual, em termos de comércio exterior, é preciso que se concretize o que prevêem os protocolos firmados entre governos estaduais, sindicatos de produtores e de industriais, bancos financiadores e empresas de pesquisa, para modernização da cajucultura.
Por outro lado, Lúcio Alcântara alertou que se nenhuma ação for desenvolvida, se a tendência natural da atividade não for alterada, a cajucultura regional irá se contrair fortemente, tendo como resultado a perda da participação do país no mercado mundial e a destruição de postos de trabalho nas atividades rurais e urbanas.
- Acreditamos que a aliança dos produtores de caju com órgãos de governo evolua para a criação de uma Companhia de Comercialização e Marketing, sustentada em parte, por um percentual que as empresas industriais aportariam das receitas oriundas das exportações dos produtos do caju - comentou.
O senador pelo Ceará lembrou que a extinção dos subsídios que eram liberados para o setor, a escassez de crédito, a elevação dos encargos financeiros, os juros altos, a queda de produtividade e a concorrência internacional foram decisivos para a crise no agronegócio. Lúcio Alcântara também frisou a importância da cajucultura para a economia do país, sobretudo a do Ceará, na geração de divisas, arrecadação tributária e geração de empregos.
19/01/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcio Alcântara tem propostas para o crescimento do Nordeste
PARA LÚCIO ALCÂNTARA, SÓ FALTA A DOM HÉLDER CÂMARA O NOBEL DA PAZ
ALCÂNTARA QUER RECURSOS DO PPA PARA MODERNIZAR CAJUCULTURA
LÚCIO ALCÂNTARA DEBATE PROPOSTAS DE COMBATE ÀS DROGAS
LÚCIO ALCÂNTARA APRESENTA RELATÓRIO ANUAL DO BNDES
Alcântara solicita R$ 1,3 milhão para recuperar sistema de acesso a Fortaleza