ALCÂNTARA TEME QUE PRIVATIZAÇÃO DA REDE DESATIVE LINHAS EM REGIÃO POBRE



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) manifestou hoje (dia 21) receio de que a privatização da Rede Ferroviária Federalpossa levar a uma desativação das linhas que atendem às regiões pobres, especialmente no Nordeste. Ele destacouque o BNDES ainda não tem um modelo definitivo, mas a idéia é criar empresas para que operem o sistema brasileiro, onde uma parte das linhas seria explorada por grupos privados.

Em resposta a um pedido de informações do senador, o BNDES recomenda ao governo que, ao entregar trechos ferroviários à iniciativa privada, deve estabelecer tarifas máximas a serem cobradas dos usuários, mas sempre com reajustes automáticos toda vez que a inflação subir.

-Há uma preocupação grande quanto às tarifas. Ora, quando se questiona a eficiência das estatais, raramente se leva em consideração o achatamento de tarifas a que são submetidas para atender às políticas globais do governo. No entanto, quando se fala em privatização, logo se coloca como fundamentala fixação de tarifas reais e com reajustes automáticos - afirmou.

A difusão da idéia de queo governo deve entregar ao mercado o máximo de setores da economia foi questionada por Lúcio Alcântara, depois de lembrar que até o governo norte-americano chegou a intervirno setor automobilístico para salvar da falência a Chrysler. O senador pelo Ceará não concorda com a idéia do senador Vilson Kleinübing (PFL-SC) de se colocar na Constituição um artigo proibindo o governo de salvar empresas privadas.

Em aparte, o senador Josaphat Marinho (PFL-BA) afirmou que, para alguns defensores do livre mercado,"o Estado deveria ser apenas normativo". O senador Edison Lobão (PFL-MA) assinalou que compete aos parlamentares a defesa dos interesses regionais, "que são legítimos", e conclamou os senadores do Norte-Nordeste a lutarem por mais recursos da União.



21/08/1995

Agência Senado


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