Raupp teme que repressão a desmatamento aumente conflitos na Região Norte
Preocupado com as notícias sobre a "Operação Arco de Fogo", deflagrada pela Polícia Federal para reprimir o desmatamento ilegal, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse nesta segunda-feira (3) que teme a possibilidade de potencialização dos conflitos na Região Norte. Segundo o senador, esses conflitos têm raízes profundas e complexas e seria preciso complementar a repressão com medidas que visem eliminar as suas causas.
- Se quisermos efetivamente acabar com a exploração ilegal de madeira e o desmatamento na Amazônia, temos de enfrentar isso também de forma positiva, atuando em longo prazo, oferecendo alternativas produtivas aos amazônidas, de modo que não precisem buscar na ilegalidade seu meio de subsistência. A repressão não vai resolver o problema - assinalou.
Raupp disse que não é possível pensar que a "Operação Arco de Fogo", mesmo plenamente bem sucedida, será capaz de acabar com a exploração ilegal de madeira, pois esse tipo de intervenção é circunstancial. Ele frisou que é preciso desenvolver um projeto para a Região Amazônica, que envolva a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Banco do Brasil, o Banco da Amazônia e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para, através de incentivos aos produtores, garantir a meta de desmatamento zero ao mesmo tempo em que se aumenta a capacidade produtiva da região.
O senador voltou a defender proposta de sua autoria de criação do Ministério da Amazônia, que se responsabilizaria por coordenar os esforços necessários para o desenvolvimento e exploração adequados da floresta e dos seus recursos. Ele anunciou que, nos próximos dia, vai encontrar-se com as ministras Marina Silva, do Meio Ambiente, e Dilma Roussef, da Casa Civil, e com o ministro da Justiça, Tasso Genro, para discutir a definição de uma política de desmatamento com representantes dos produtores rurais de Rondônia.
A idéia básica, explicou Raupp, é estabelecer um conjunto de medidas que garantam a extração sustentável da madeira, incluindo um zoneamento socioeconômico-ecológico, nos moldes do que fez quando governou Rondônia. O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) solidarizou-se, em aparte, e manifestou seu apoio à proposta de criação do Ministério da Amazônia.
03/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Força Nacional ficará três meses em áreas de conflitos agrários na região Norte
Jefferson teme que proibição de armas aumente comércio clandestino
Bohn Gass teme que projeto de Schneider aumente acidentes nas rodovias
Surto de malária afeta toda a Região Norte, diz Raupp
Raupp anuncia projeto de desmatamento zero na Amazônia
Raupp diz que é possível reduzir a zero o desmatamento na Amazônia