LÚCIO ALCÂNTARA QUER DINHEIRO DA PRIVATIZAÇÃO APLICADO EM OBRAS



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) afirmou hoje (dia 17) que os recursos provenientes de privatização de estatais não devem ser exclusivamente empregados no resgate da dívida, mas investidos em obras de real necessidade da população. Ele elogiou o governador do Ceará, Tasso Jereissati, por investir recursos da privatização num açude.

Apontando a "inclemência" da temperatura no Ceará e a escassez de água, o senador disse que um açude representa obra de alto significado para a população, inclusive pela produção de peixes que é capaz de propiciar. Ele considera temerário para um governante negligenciar as necessidades da população e aplicar o produto da privatização no pagamento de juros da dívida.

- Ai daquele governante que, alienando patrimônio público, amanhã não possa dizer ao povo onde pôs os recursos da privatização - comentou o senador, explicando que, mesmo pagando os juros escorchantes do sistema financeiro, no futuro, a dívida ativa de um estado poderá estar ainda maior que no início do processo de alienação do patrimônio. Em sua opinião, privatização nesses termos resultará num custo altíssimo para a população.

Daí por que Lúcio Alcântara aconselhou o investimento desses recursos em obras públicas visíveis e de interesse social, como hospitais, para que a população saiba onde está sendo investido o resultado da venda de patrimônio público. Ele congratulou Tasso Jereissati pelas opiniões emitidas sobre o assunto em entrevista concedida à revista Veja. E louvou a prudência do governador na destinação do produto das privatizações feitas no Ceará.



18/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE CAUTELA NA PRIVATIZAÇÃO DE ÁGUAS E ESGOTOS

LÚCIO ALCÂNTARA QUER FORTALECER O DNOCS

Lúcio Alcântara quer estimular doação de sangue

LÚCIO ALCÂNTARA QUER DEBATE SOBRE CORREIO ELETRÔNICO

Lúcio Alcântara quer socorro urgente para exportadores

LÚCIO ALCÂNTARA QUER CARTÃO DE CRÉDITO COM FOTO DIGITALIZADA