Alckmin inaugura o novo Parque Estadual do Belém
Espaço entregue nesse sábado, 23, oferece esporte, educação, cultura e lazer
Com investimento de R$ 37 milhões, o governador Geraldo Alckmin, entregou nesse sábado, 23, o novo Parque Estadual do Belém, na zona leste da capital, projeto que conta com diferentes equipamentos esportivos e culturais que foram instalados ao longo dos 210 mil m² de área do terreno.
Além de diversão para toda a família, o Parque oferece uma unidade do programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, que promoverá cursos de iniciação artística para crianças e jovens e atividades de difusão para toda a comunidade.
LEIA TAMBÉM
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha: espaço aberto à população
Fábrica de Cultura Jardim São Luís: múltiplos espaços para o conhecimento
Fábrica de Cultura Sapopemba: 6,8 mil m² de arte e cidadania
Fábrica de Cultura Curuçá: ponto de encontro do bairro
No parque, a população vai contar com uma Etec (Escola Técnica Estadual), com um café e uma futura biblioteca nos mesmos moldes da Biblioteca do Parque da Juventude. Além disso, Alckmin anunciou a abertura de cursos noturnos para a terceira idade na 6ª unidade inaugurada da Fábrica de Cultura do Parque do Belém.
"Hojé é um dia de grande conquista para o Estado de São Paulo, o que antes era a Febém, hoje é um parque, o Parque do Belém. Nós tínhamos uma Febém no Ipiranga, hoje temos o Parque das Fontes do Ipiranga. Onde era o Carandiru, hoje é o Parque da Juventude. E agora o Parque do Belém no Tatuapé", comentou Alckmin.
O governador destacou que a Febém desativada no local faz parte da iniciativa do Estado em descentralizar esse tipo de reformatório. Hoje o modelo em vigência é o da Fundação Casa: espaços menores com diversas atividades para reintegração. "O modelo da Fundação Casa contempla casas menores e descentralizadas. Hoje são 20 casas da Fundação, que oferecem atividades culturais, esportivas e cursos profissionalizantes para os jovens internos".
Construção de casas populares
Outro anúncio feito pelo governador foi a construção de casas populares na antiga favela Nelson Cruz que abriga mais de 500 famílias. "Vamos fazer os conjuntos habitacionais dos Programas Casa Paulista e Minha Casa, Minha Vida. Quem está em submoradia, vai ter uma moradia boa e digna, e a região será toda urbanizada", finaliza.
SERVIÇO
Novo Parque Estadual do Belém
Endereço: Avenida Celso Garcia, 2.231 - São Paulo
Do Portal do Governo do Estado
06/23/2012
Artigos Relacionados
Parque Estadual do Belém terá sede da PM
Lembo inaugura Espaço Ecumênico no Parque Belém, em São Paulo
Especial do D.O.: Parque Estadual Fonte do Ipiranga inaugura oficinas de metarreciclagem
Alckmin inaugura escola no Parque Morro Doce
Alckmin inaugura escola no Parque Morro Doce
Alckmin inaugura Projeto Joaninha no Parque Fontes do Ipiranga