'Além da Luz', filme sobre a deficiência visual, é lançado no Senado



O filme Além da Luz, do cineasta Ivy Goulart, foi lançado nacionalmente nesta quarta-feira (16), no Senado Federal, como parte da programação da 5ª Semana da Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida pela instituição. Com temática e técnica voltadas para a deficiência visual, o documentário foi exibido pela primeira vez na Organização das Nações Unidas, em Nova York, por ocasião do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 3 de dezembro deste ano.

Além da Luz conta a história de Louis Braille (1809-1852), criador do método de leitura tátil para deficientes visuais, simultaneamente às experiências de seis brasileiros que, apesar de não enxergarem, conseguem realizar tarefas cotidianas com a ajuda de terceiros ou de forma independente.

As filmagens foram feitas no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e em Coupvray, na França, onde nasceu Louis Braille. O cineasta explicou que sua intenção, ao mostrar a cidade e a vida de Braille, é sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão das pessoas com deficiência.

O filme conta com técnicas de dublagem para deficientes auditivos e técnicas de áudio-descrição, com a narração de cenas silenciosas, para deficientes visuais. Para Goulart, "não faria sentido fazer um filme sobre pessoas com deficiência, sem incluí-las como público".

Para o cineasta, a melhor forma de incluir as pessoas com deficiência e incentivar a acessibilidade é por meio da informação e da educação.



16/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Livro sobre inclusão de pessoas com deficiência é lançado no Senado

USP realiza seminário sobre deficiência visual

São José dos Campos recebe simpósio sobre deficiência visual

O FILME "ECOS DO ALÉM" É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO CULTURA AO MEIO-DIA

Programas da USP atendem comunidade com deficiência visual

Emilia Fernandes: debate sobre ética foi além do Senado