Alencar homenageia memória do professor Nanssen Araújo



A memória do industrial, professor, homem de letras e empreendedor cultural mineiro Nanssen Araújo foi homenageada nesta quarta-feira (24) pelo senador José Alencar (PL-MG). O senador afirmou que Nanssen Araújo, que estaria completando agora cem anos, foi personagem importante no cenário cultural e na história do desenvolvimento econômico e social do estado.

Natural de Rochedo, Nanssen Araújo, foi professor da UFMG, na cadeira de Fisiologia Humana do Instituto de Ciências Biológicas, e clinicou nas cidades de Rio Casca e Ponte Nova, tendo sido membro atuante das Academias Mineiras de Medicina e de Letras, lembrou o senador.

Nanssen Araújo, destacou o senador, firmou presença na atividade industrial como pioneiro no setor dos instrumentos científicos de precisão. A empresa que dirigiu tornou-se referência nacional, alcançando também o mercado externo. Como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais por dois mandatos, o empresário "deixou evidenciada em numerosas obras a sua apurada sensibilidade social", afirmou o senador.

José Alencar também destacou o bom humor que compunha o perfil humano do professor que, à época de estudante, colaborou com o antigo suplemento literário de O Globo, em O Jornal e na Revista da Cultura Brasileira .

24/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CABRAL HOMENAGEIA MEMÓRIA DO JURISTA CARLOS DE ARAÚJO LIMA

ALCÂNTARA HOMENAGEIA MEMÓRIA DO ROMANCISTA JOSÉ DE ALENCAR

Maguito homenageia memória do professor Jerônimo Geraldo de Queiroz

Sessão do Senado será dedicada à memória de José Alencar

Garibaldi homenageia Iris de Araújo

Orlando Silva diz que força espiritual de José Alencar ficará sempre na memória