CABRAL HOMENAGEIA MEMÓRIA DO JURISTA CARLOS DE ARAÚJO LIMA
O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) homenageou hoje (dia 2) a memória do jurista ejornalista amazonense Carlos de Araújo Lima, falecido dia 13 de fevereiro último. Segundo Cabral, Araújo Lima foi um dos maiores advogados da Nação e se transformou numa das maiores autoridades em Direito Penal ao longo da sua vida.
- Na época em que fui cassado politicamente me aproximei de Araújo Lima na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Federal), quando o Amazonas tinha três representantes no Conselho: Sobral Pinto, ele e eu - lembrou o senador, salientando que a sua admiração ainda do tempo de universidade pelo jurista aumentou ainda mais com essa convivência.
Cabraldisse quepara se ter uma idéia do que fez Araújo Lima pelo Tribunal do Júri durante a Constituinte de l988, quando foi cogitada a extinção desse tipo de fórum no país, basta lembrar que ele, contrário à idéia, juntou num volume todos os trabalhos prestados ao país pelo Tribunal, contendo informações sobre o desempenho de renomados advogados. "Ele quis com isso mostrar o valordo Tribunal do Júri para a democracia e evitar o seu fim", acrescentou o senador amazonense.
Bernardo Cabral destacou dois artigos publicados em homenagem ao jurista após o seu falecimento. Um do jornalista Hélio Fernandes, na Tribuna da Imprensa, e outro, do jornalista Júlio Antonio Lopes, em A Crítica, de Manaus, e pediu a transcrição de ambos nos Anais do Senado. Requereu ainda à Mesa, ao se referir à dignidade da família de Araújo Lima, que fosse comunicado à viúva o pedido de transcrição dos artigos.
02/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alencar homenageia memória do professor Nanssen Araújo
CARLOS WILSON HOMENAGEIA MEMÓRIA DE LUÍS EDUARDO
Cabral presta homenagem ao jurista Othon Sidou, da Academia de Letras Jurídicas
Carlos Wilson registra falecimento do jurista João Monteiro
Valadares homenageia o jurista Francisco Leite Neto
Garibaldi homenageia Iris de Araújo