Garibaldi homenageia Iris de Araújo
O senador Garibaldi Filho (PMDB-RN) homenageou a senadora Iris de Araújo (PMDB-GO), que se despediu da Casa nesta terça-feira (31) para dar lugar ao titular da cadeira, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO). Ele destacou a consistência e a profundidade apresentadas pela senadora, sobretudo nos debates realizados nas comissões e nas discussões e pronunciamentos em Plenário.
- Lamentei não estar presente quando a senadora Iris de Araújo se despediu, pelo menos momentaneamente, da Casa. Já a conhecia por conta da sua militância no PMDB, pela sua bravura e brilhantismo. Comentei com companheiros do partido, quando falávamos da participação do PMDB no Ministério do governo Luiz Inácio Lula da Silva, que Maguito daria um bom ministro e Iris poderia permanecer no Senado - afirmou Garibaldi.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) associou-se à homenagem e também lamentou não ter presenciado o discurso de despedida de Iris de Araújo. Ele avaliou o trabalho da senadora como excepcional, sobretudo pela qualidade dos pronunciamentos que fez analisando temas como a reforma agrária, problemas sociais, saúde pública e assuntos relacionados à defesa da mulher.
Leite
Garibaldi Filho também falou sobre a necessidade de o governo federal incentivar a produção de leite no Brasil. Ele lembrou que, quando iniciou seu primeiro mandato como governador do Rio Grande do Norte, em 1995, reinstalou um programa que já tinha funcionado na administração Geraldo Melo: o Programa do Leite. O senador informou que a iniciativa proporcionou um importante incremento na produção da bacia leiteira do estado, que produzia 80 mil litros de leite por dia e hoje ultrapassa 400 mil.
O Programa do Leite, segundo o senador potiguar, consiste na aquisição, pelo governo, de leite para ser distribuído às crianças de até três anos de idade, portadores de deficiência física e mães que estão amamentando. Garibaldi destacou que, além de possibilitar que os produtores de leite resistissem às sucessivas secas da região, o programa contribuiu para reduzir os índices de mortalidade infantil. O programa continua funcionando no Rio Grande do Norte e também foi implantado na Paraíba, Pernambuco e Alagoas, informou.
31/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Iris de Araújo se despede do Senado
Iris de Araújo lança livro no Senado
Iris de Araújo defende negociação de reforma
Iris de Araújo premia Emilia Fernandes
Iris de Araújo questiona democracia brasileria
Iris de Araújo critica onda de denuncismo