Alfredo Nascimento critica redução de IPI sobre concentrados para indústria de bebidas
O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (30), a decisão do governo federal de reduzir as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incidem sobre concentrados para a indústria de bebidas.
A medida, de acordo com Alfredo Nascimento, tira a vantagem do setor de bebidas do Pólo Industrial de Manaus porque estende para todo o país a redução do IPI das fábricas de concentrados para 15% até outubro deste ano, e para zero, até outubro de 2013.
— A equipe econômica do governo federal anunciou a redução escalonada do IPI que incide sobre o segmento de concentrados, desfechando um duro golpe sobre a indústria de bebidas e tornando praticamente inviável a operação desse setor no Pólo Industrial de Manaus — disse.
Na avaliação do parlamentar, a medida de redução do IPI tomada pelo governo fomenta a insegurança empresarial e o desemprego, fragilizando a Zona Franca de Manaus e esvaziando um modelo que permitiu ao estado do Amazonas desenvolver-se sem depredar o meio ambiente.
Alfredo nascimento informou que deverá encaminhar ofício ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, alertando para os efeitos da redução do IPI sobre os concentrados e pedindo que ele reveja a decisão.
30/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alfredo Nascimento reclama de lentidão na aprovação de Processos Produtivos Básicos da indústria pelo governo
Alfredo Nascimento critica aumento do ICMS no Amazonas
Alfredo Nascimento critica aprovação de alunos abaixo do desempenho nas escolas do Amazonas
CMA ouvirá ministro Alfredo Nascimento sobre denúncias
Alfredo Nascimento fala neste momento sobre denúncias de irregularidades no Ministério dos Transportes
Alfredo Nascimento comemora liberação de recursos para obras no Amazonas