Allan do Carmo comemora grandes conquistas em 2013



Baiano de Salvador, Allan do Carmo é um dos atletas das maratonas aquáticas que fecha 2013 celebrando uma evolução que merece ser comemorada. Ele foi o sétimo colocado na prova dos 10 km (olímpica) no Mundial de Barcelona, disputado entre julho e agosto e o desempenho representou um salto considerável para quem havia sido 18º no Mundial de Xangai, em 2011.

Aos 24 anos, o nadador ajudou o Brasil a chegar ao primeiro lugar na soma de pontos da competição disputada na Espanha, com o bronze do revezamento 5 km, quando nadou ao lado de Samuel de Bona e Poliana Okimoto. Assim sendo, Allan comemora a temporada e ressalta a importância de uma preparação bem feita ao longo do ano.

 “Melhoramos muito o nosso nível internacional. Nós nos preparamos melhor, com suplementação, com equipes técnicas mais completas. E, agora, a Bolsa Pódio só vem nos ajudar ainda mais. Podemos manter o projeto e, individualmente, temos como buscar mais fontes, mais profissionais para trabalhar com a gente para ficarmos ainda mais estruturados”, projeta.

Para o nadador, o momento é de ajustar o planejamento. Allan precisa, por exemplo, viajar para poder treinar em piscina olímpica — oficial, de 50 metros —, que não existe em Salvador. “Apesar de nossa prova ser em águas abertas, o treinamento é 90% feito em piscina. Quando reunimos a equipe brasileira para campings, o trabalho é em piscina olímpica”, explica.

Allan do Carmo diz que, para ele, “2013 foi maravilhoso, excelente” e afirma que o ano foi o melhor de sua carreira. Além do sétimo lugar nos 10 km e do bronze no revezamento 5km, o baiano foi quinto colocado na prova dos 25 km (não-olímpica) no Mundial. Com tudo isso, ele se anima cada vez mais para competir na capital fluminense em 2016. “Esses resultados me dizem que estou no caminho certo para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Acredito que em 2014 já estaremos mais focados na prova dos 10 km, que é a olímpica.”

Para toda a equipe de maratonas aquáticas, o ano de 2013 foi muito bom. Mas no masculino, em particular, o nível técnico vem crescendo, como destaca Allan. “A evolução tem sido muito rápida. Quando o grupo melhora, individualmente os atletas também evoluem. Assim, hoje estamos entre os países mais fortes do mundo nas maratonas aquáticas. E com cada um buscando o seu melhor, o Brasil só tem a ganhar”, afirma.

Fonte:
Ministério do Esporte



27/12/2013 16:10


Artigos Relacionados


Allan do Carmo e Ana Marcela vencem 1ª etapa de Brasileiro

Allan do Carmo é ouro e Ana Marcela bronze na maratona aquática

Ano de 2013 foi de conquistas para o Ministério da Defesa

Anibal Diniz destaca conquistas do Acre em 2013

Robert Scheidt tem grandes momentos em 2013

Grandes momentos de 2013: Róbson Conceição