Almeida Lima diz que não fez declarações à revista "Veja"
O senador Almeida Lima (PMDB-SE) afirmou da tribuna que não fez qualquer declaração a repórteres da revista Veja, a qual publicou neste fim de semana que até ele "já aceita a tese da punição" do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, no processo a que responde no Conselho de Ética por quebra de decoro. O processo teve início a partir de denúncia da revista de que Renan teria contas pessoais pagas um funcionário da empreiteira Mendes Júnior.
Almeida Lima, um dos três relatores do caso, opinou ainda que a revista estaria tentando influir na conclusão da perícia da Polícia Federal nos documentos apresentados por Renan Calheiros para confirmar que teria recursos para arcar com suas despesas pessoais, lembrando que o trabalho só deve ser entregue nesta semana ao Senado.
- Por que essa sangria desatada? Vamos aguardar a instrução, a apuração das provas. Não se pode uma pena antes do julgamento. Estamos apurando as provas - disse.
O senador leu ainda nota do senador Renato Casagrande (PSB-ES), também relator do caso, na qual ele diz que também não fez declarações como as publicadas pela revista. Casagrande, acrescentou, sustenta ainda na nota que jamais declarou ser contra ou a favor da cassação do mandato do senador Renan Calheiros.
Dizendo-se defensor e uma "imprensa livre e responsável", o senador Almeida Lima voltou a afirmar que a revista Veja faz "um jornalismo pequeno". Observou ainda que a matéria de capa desta semana ("Medo no Supremo - ministros do STF reagem à suspeita de grampo") foi questionada pelo presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal,Sandro Torres Avelar.
Acrescentou que já estão na Internet notícias mostrando que o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, considerou "satisfatória" a apuração sobre a denúncia de grampos na Corte, a qual teria sido conseqüência de uma rixa entre um servidor do INSS punido e um delegado da Polícia Federal.
- Pergunto: a que se resume esta edição da revista Veja? A nada? Há uma matéria de capa completamente desmentida. É preciso que se faça jornalismo. Não se pode transformar a notícia em espetáculo - afirmou.
20/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Almeida Lima diz que revista Veja desestabiliza o país
Almeida Lima se diz estupefato com declarações de José Dirceu
Almeida Lima pede que Congresso se manifeste sobre declarações de Nelson Jobim
Almeida Lima questiona declarações de Cristovam sobre decisão do Conselho de Ética
ACM: Almeida Lima aprendeu a não ser leviano
Almeida Lima vai recorrer de decisão do STF