Almeida Lima diz que governo reconheceu omissão no socorro ao Nordeste
O senador Almeida Lima (PDT-SE) se disse satisfeito em saber que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu a omissão de seu governo no socorro às vítimas das enchentes no Nordeste. Ele se referiu à reportagem "Lula cobra ação contra enchentes" do jornal O Globo, segundo a qual o presidente cobrou de seus ministros agilidade no socorro ao Nordeste. Almeida Lima lembrou que, já no dia 20 passado, ele cobrou da tribuna do Senado um compromisso do governo com as vítimas das enchentes.
Em seu discurso desta terça-feira (3), o senador criticou a desinformação e desinteresse do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, em relação ao drama vivido pelos nordestinos. Ele citou outra matéria do jornal O Globo, intitulada "Ministro erra o número de vítimas", e criticou também entrevista de Ciro Gomes em que ele afirmou ao jornal que até agora a Defesa Civil não existia, era apenas "um balcãozinho para fazer varejo".
Almeida Lima ressaltou que fez oposição ao governo de Fernando Henrique, mas admitiu que, mesmo sendo apenas um balcãozinho, no governo tucano o presidente viajou ao Nordeste e liberou recursos da ordem de R$ 40 milhões quando foi preciso. Ele reiterou sua opinião de que foi uma discriminação de Ciro Gomes o fato de ele se recusar a visitar os locais atingidos pelas enchentes e disse que o ministro esteve no ano passado no bairro do Contorno, em Petrópolis, no qual 13 pessoas morreram soterradas por um deslizamento. Almeida Lima destacou que até agora no Nordeste morreram 88 pessoas, sendo que só em Sergipe dez municípios do Baixo São Francisco foram atingidos pelas enchentes.
03/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Almeida Lima pede socorro para flagelados da chuva em Sergipe
Cássio Cunha Lima 'implora' por socorro a vítimas da seca no Nordeste
Agripino denuncia omissão do governo federal no socorro às vítimas das enchentes
Almeida Lima: governo do PT não tem legitimidade para aumentar impostos
Almeida Lima diz que o Governo precisa tirar Fome Zero do papel
Almeida Lima culpa governo por crise no tráfego aéreo