Aloysio Nunes acusa governo de 'arrebentar' a Petrobras



VEJA MAIS

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) voltou à tribuna do Plenário, nesta segunda-feira (18), para criticar a atuação do governo petista à frente da Petrobras. Segundo o parlamentar, a “situação dramática” da empresa foi novamente posta em evidência com a publicação de uma reportagem na última edição da revista Exame, que descreve "como o governo está destruindo a maior empresa do Brasil".

Para Aloysio Nunes, o PT acabou promovendo uma “privatização disfarçada” da companhia ao entregar a gestão da estatal a partidos políticos e facções sindicais, num aparelhamento do setor de “forma selvagem e descontrolada, com resultados desastrosos”.

– Se quisermos saber como arrebentar com uma empresa, é preciso recorrer às lições do PT. Há grandes professores, a começar por Lula, passando pela Dilma Rousseff, pela atual presidente [da empresa], Graça Foster, e pelo principal artífice de destruição, o senhor José Sergio Gabrielli [ex-presidente da Petrobras] - afirmou.

Os indicadores da petrolífera, ressaltou o senador, só pioram desde o anúncio da descoberta do pré-sal, há sete anos. O parlamentar citou queda de 36% no lucro da empresa e de 2% na produção em 2012.

Aloysio Nunes também manifestou preocupação com os acionistas, inclusive os trabalhadores que usaram recursos do FGTS na compra de ações da companhia.

– Quem paga o pato são os acionistas, que foram informados que o pagamento de dividendo aos detentores de ações ordinárias seria reduzido à metade. E, segundo a própria presidente Graça Foster, as coisas serão ainda piores no primeiro semestre de 2013 - lamentou.

Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou que seria importante a presença da presidente da companhia, no Senado, para explicar o que de fato está acontecendo com a estatal. A senadora é autora de um requerimento de audiência pública com Graça Foster na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), por sua vez, acrescentou que a Petrobras é um símbolo da luta nacional pelo desenvolvimento brasileiro e não pode jamais ser manipulada de acordo com interesses de um partido ou de um governo.

- A Petrobras é uma empresa do Estado brasileiro - pontuou.



18/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes acusa Dilma de fazer campanha antecipada e tentar esconder fracasso do governo

Aloysio Nunes culpa interferência política do governo por prejuízo na Petrobras

Aloysio Nunes acusa PT de espionagem

Aloysio Nunes critica gestão petista da Petrobras

Situação da Petrobras é preocupante, alerta Aloysio Nunes Ferreira

Aloysio Nunes Ferreira: resultado da Petrobras é 'infeliz e constrangedor'