Aloysio Nunes critica negligência do governo com o meio ambiente



Um dos representantes do Senado na Conferencia Rio + 20, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) lastimou as ações do governo brasileiro em relação aos temas mais preocupantes a serem discutidos nesse evento. Aloysio disse que participará da Conferência com o otimismo da vontade, mas com o pessimismo que a razão aconselha nas circunstâncias vividas pelo Brasil.

- Vou participar com o objetivo de colaborar, de contribuir, mas essa colaboração não poderá ser isenta de uma crítica que faço, e faço muito duramente ao desempenho dos governos do PT em relação às questões ambientais.

Referindo-se à qualidade das emissões dos motores dos veículos que circulam nas cidades brasileiras, o senador lamentou “a paralisia e a morte lenta do etanol combustível”. Ele disse que, há pelo menos oito anos, o governo não faz praticamente nada para incentivar a produção desse combustível.

E condenou a edição constante de medidas provisórias para incentivar a compra de automóveis. Conforme explicou, a expectativa, quando foi iniciada a produção dos carros flex, era de que a procura pelo etanol iria dobrar. Mas o que se vê hoje é uma política deliberada de incentivo ao uso da gasolina, e não do etanol.

O senador disse ainda que essa política é ilustrada pela redução da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide), um tributo sobre a gasolina, que foi diminuindo, nos últimos anos, de 14% para 2,6%. E acrescentou:

- O resultado disso é gasolina mais barata e etanol mais caro. Isso se reflete evidentemente no consumo. O consumo da gasolina cresceu neste período 19%, enquanto o consumo do etanol caiu 29%. E o governo federal já declarou que, até 2014, os preços do etanol vão continuar subindo. – acrescentou ele.



15/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes critica governo por ‘pasmaceira’ na economia

Aloysio Nunes critica despreparo do governo no caso do vazamento de petróleo

Aloysio Nunes critica condução da política econômica pelo governo Dilma

Aloysio Nunes critica governo Dilma e diz que PT tem 'dupla face': uma nas eleições e outra no poder

Aloysio Nunes critica política econômica do governo após crise mundial iniciada em 2008

Aloysio Nunes critica projeto do trem-bala e diz que discurso de austeridade do governo é desmentido pelos fatos