Aloysio Nunes critica pacote de incentivo à indústria



Em pronunciamento nesta quarta-feira (4), o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) classificou como “tópicas e tímidas” as medidas do pacote de incentivo à indústria anunciado pela presidente Dilma Rousseff, afirmando que as novas regras não serão capazes de tirar o país do caminho da desindustrialização. O parlamentar pediu medidas de longo prazo para recuperar o setor industrial, que, em sua avaliação, “está na UTI”.

– A indústria, só nos dois primeiros meses deste ano, sofreu uma queda de 3,4%. Realmente, ela está precisando de ajuda. O problema é que tipo de ajuda, porque pacotes como esse se inscrevem na linhagem de medidas anunciadas com grande estardalhaço, mas que produzem resultados pífios – lamentou o senador.

Aloysio criticou os resultados das duas versões do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lembrando atrasos em obras como as da Transnordestina, do Anel Viário do Rio de Janeiro e da transposição do rio São Francisco. Ele avaliou, ainda, que a primeira etapa do Plano Brasil Maior “desagradou a gregos e troianos”.

– Obras que foram anunciadas no PAC 1 percorreram o PAC 1 sem sair do papel, vão atravessar o PAC 2, prometidas por Lula, e provavelmente não serão entregues por Dilma – disse Aloysio, chamando o novo plano de “Brasil Maior Ainda”.

O senador criticou a queda do investimento produtivo, que teria sido ocultado por “mágicas contábeis” do governo, e as medidas de desoneração fiscal voltadas para setores específicos. Em sua opinião, a oposição deve lutar por medidas para o conjunto da indústria, além de defender incentivos à competitividade e ao aumento da produtividade do trabalhador brasileiro.

Aloysio Nunes também cobrou do governo a avaliação do custo dos pacotes anteriores. Ele anunciou que pedirá esclarecimentos ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre o impacto financeiro do plano de estímulo à indústria.



04/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes: Pacote fiscal de Dilma é descumprimento do contrato com eleitores

Acir Gurgacz elogia pacote de incentivo à indústria

Anibal Diniz destaca pacote do governo de incentivo à indústria nacional

Aloysio Nunes critica 'obscurantismo' de invasores de laboratório

Aloysio Nunes critica aumento do IPI de carros importados

Aloysio Nunes critica gestão petista da Petrobras