Aloysio Nunes lamenta pauta novamente trancada por MPs




O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) lamentou que o Senado Federal tenha novamente três Medidas Provisórias (MPs) trancando a pauta, sendo uma delas "uma mistura completa", combinando temas tão distintos como a Agência Nacional de Cinema, café torrado, o estímulo às exportações e o Fundo da Marinha Mercante.

Em um pronunciamento em que versou sobre diversos assuntos, nesta quarta-feira (22), o senador afirmou que a presidente Dilma Rousseff voltará de férias com vários problemas, muitos com raízes no mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O parlamentar lembrou que a presidente demitiu oito ministros em seu primeiro ano de governo, todos acusados de corrupção, "um recorde na história da República".

Aloysio Nunes lamentou o baixo crescimento da economia brasileira em 2011 e pediu à presidente mais atenção às grandes obras de infraestrutura, citando a transposição do Rio São Francisco.

O parlamentar lembrou ainda que o Congresso terá de enfrentar temas espinhosos em 2012, como a distribuição dos royalties do petróleo; a guerra fiscal; o Fundo de Participação dos Estados, cuja lei regulamentadora foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal; e as reformas tributária, política, e eleitoral.

O senador disse que o julgamento, pelo STF, da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, colocou na pauta "um tema importante, crucial, que é o tema da coisa julgada". Ele defendeu também a reforma do sistema recursal brasileiro.

O parlamentar foi aparteado pelos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Anibal Diniz (PT-AC) e Pedro Taques (PDT-MT).



22/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vota várias matérias, mas pauta está trancada novamente

Aloysio Nunes lamenta a deterioração da economia brasileira

Aloysio Nunes lamenta resultado do Enem de 2010

Aloysio Nunes Ferreira lamenta a morte de Roberto Civita

Aloysio Nunes lamenta derrota de Serra, mas vê pluralidade na política brasileira

Aloysio Nunes lamenta reação petista a comemoração dos 20 anos do Plano Real