Aloysio Nunes: Senado tem parcela de culpa em situações como greve de policiais na Bahia




O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) cobrou nesta terça-feira (7) a regulamentação, por parte do Congresso Nacional, do direito de greve do servidor público. Segundo o senador, excessos como os que têm sido cometidos na greve dos policiais militares na Bahia são, em parte, responsabilidade do Senado. A Casa aprovou, em 2011, anistia para policiais que se envolveram em movimentos grevistas em diversos estados desde 1997.

- Esse tipo de atitude, no meu entender, estimula um comportamento desviante da boa norma da civilidade e dos princípios do estado democrático de direito - afirmou o senador, que declarou ter votado contra o que chamou de "anistia por atacado".

De acordo com a Constituição de 1988, o direito de greve é garantido a todos os trabalhadores brasileiros. Para os servidores públicos, seria necessária regulamentação por lei específica, que nunca ocorreu. Na avaliação de Aloysio Nunes, o vazio legal é prejudicial tanto aos servidores quanto à população.

Autor do Projeto de Lei do Senado (PLS) 710/2011, que busca regulamentar a questão, o senador lembrou de diferenças entre as greves na iniciativa privada e no setor público. Entre elas, citou os limites da lei de responsabilidade Fiscal impostos ao setor público, além do fato de os conflitos entre o governo e o servidor gerar prejuízos ao cidadão, enquanto na iniciativa privada o patrão é quem sofre as consequências.

- São questões delicadas, melindrosas, mas cuja complexidade não justifica o Congresso Nacional ficar de braços cruzados. 

Aeroportos

O senador também usou o tempo de pronunciamento para elogiar a concessão de três aeroportos federais à iniciativa privada. Aloysio Nunes saudou o "reposicionamento do PT em relação às privatizações" e afirmou que o país, agora, ficará livre da "cantilena demagógica" do Partido dos Trabalhadores, que, a cada eleição, demonizava as concessões à iniciativa privada.

- Eu lamento apenas que, antes da privatização dos serviços, muitas agências reguladoras tenham sido privatizadas, privatização perversa que se deu sob a forma de loteamento político - criticou o senador.



07/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes culpa interferência política do governo por prejuízo na Petrobras

Aloysio Nunes cobra regulamentação do exercício de greve no serviço público

Aloysio Nunes apresenta proposta para disciplinar greve de servidores públicos

Para Aloysio Nunes, Lula age como 'presidente adjunto'

Randolfe Rodrigues manifesta apoio a policiais militares em greve na Bahia

Subcomissão de Segurança Pública discute greve de policiais militares na Bahia