Althoff entregará ao presidente da Câmara representação contra o deputado Eurico Miranda



O relator da CPI do Futebol, senador Geraldo Althoff (PFL-SC), entregará nesta quinta-feira (dia 2), às 15h30, ao presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB-MG), representação contra o deputado federal e presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda, denunciando que o parlamentar ameaçou fisicamente assessores daquela comissão parlamentar de inquérito, no dia 4 de julho, quando foi realizada uma ação de busca e apreensão na sede do Vasco da Gama.

- A representação não pede a cassação de Eurico Miranda por quebra de decoro parlamentar. Cabe à própria Câmara dos Deputados tomar a posição que porventura entender cabível no caso - esclareceu Althoff, acrescentando que também entregará a Aécio Neves toda a documentação referente às denúncias apresentadas no primeiro semestre deste ano pela CPI ao Ministério Público.

Geraldo Althoff informou ainda que até o momento não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a data, o horário e o local onde Eurico Miranda prestará depoimento à CPI. Por estar no exercício do seu mandato de deputado federal, o presidente do Vasco tem direito a escolher quando e onde será ouvido pelos integrantes da comissão parlamentar de inquérito. Além de Eurico, também deverão prestar esclarecimentos nos próximos meses os presidentes da CBF, Ricardo Teixeira, e do Flamengo, Edmundo Santos Silva.

O presidente da CPI, senador Álvaro Dias (sem partido-PR), disse que apesar de importantes, os depoimentos não representam a parte fundamental do trabalho das comissões parlamentares de inquérito.

- O mais importante são a documentação e as provas que se recolhe. O depoimento é a oportunidade que se oferece para o esclarecimento dos fatos, mas não dependemos dele para apresentar e remeter o relatório final dos trabalhos para o Ministério Público - afirmou.

Álvaro Dias destacou que além de intensificar as investigações, a CPI do Futebol está recolhendo material para subsidiar a proposta que será apresentada no sentido de aperfeiçoar a legislação do futebol brasileiro. A CPI vai, ainda, ouvir a Ordem dos Advogados do Brasil e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, além de discutir com juristas do setor o que pode ser melhorado em matéria de legislação para o desporto brasileiro, adiantou o senador.

01/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Althoff entrega ao corregedor da Câmara provas contra Eurico Miranda levantadas pela CPI do Futebol

CPI repassará ao corregedor da Câmara informações sobre deputado Eurico Miranda

Senadores entregam representação contra Eurico Miranda

CPI entrega representação contra Eurico Miranda a Brindeiro

Adiada entrega de representação da CPI do Futebol contra Eurico Miranda

CPI do futebol enviará ao procurador-geral da República nova representação contra Eurico Miranda